24/07/2023 às 08h16min - Atualizada em 24/07/2023 às 08h16min

Ações preventivas e ostensivas de segurança são realizadas em Mosqueiro e Outeiro

Objetivo é garantir paz e tranquilidade aos visitantes que buscam o lazer em família nas praias dos dois distritos próximos à capital

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Neste domingo (23) a movimentação de turistas e frequentadores na ilha de Mosqueiro foi maior, com  fluxo intenso de veículos e banhistas nas praias de um dos distritos mais procurados pelos paraenses nessa época do ano.

As ações de segurança desenvolvidas por meio da Operação Verão 2023, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos de segurança, são ostensivas e preventivas para garantir que o penúltimo final de semana de julho finalize dentro da normalidade.

“Estamos atuando com nossos agentes em parceria com a Guarda Municipal no distrito de Mosqueiro. Apesar da grande movimentação nesse final de semana, as ações estão acontecendo dentro da normalidade, com as vias sendo monitoradas pelas câmeras de segurança, assim como com as atividades de fiscalização nos bares, restaurantes, casas de show, e também nas praias, pra que todos possam ter seu momento de lazer e diversão garantidos”, pontuou o coordenador de Segurança Operacional da Segup, coronel Glauco Maia

A enfermeira Maria de Lourdes não dispensa o verão em família na Bucólica; todos os anos vem com a família aproveitar as férias de verão e pontua a presença da polícia nas praias.

“Todos os anos eu venho com minha família passar as férias em Mosqueiro e percebo que o policiamento está cada vez mais presente. Isso nos dá segurança para curtir a praia com mais tranquilidade”, disse ela. 

Outeiro

Um dos locais mais próximos à capital, que também recebe um fluxo maior de veranistas, é a Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro. Portanto, para ampliar as ações de segurança nas últimas semanas do mês de julho, na última sexta-feira (21), foi ativado no estacionamento da Praia Grande, o Posto Avançado de Comando e Atendimento Móvel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, utilizado como ponto de integração para as forças de segurança pública que estão atuando no distrito. 

Além de garantir a integração dos agentes para planejamento das ações operacionais e tomada de decisão, o Posto Avançado é ponto de atendimento à população que necessite acionar as forças, receber orientações e encaminhamentos no âmbito da segurança pública. 

O Tenente QOBM Alencar, auxiliar do comandante de praia no distrito de Icoaraci, mais especificamente na praia de Outeiro, pontuou sobre os benefícios da integração nas ações do veraneio.

“Nós estamos com o Posto de Comando montado na Praia Grande, um posto que foi colocado aqui com o objetivo de organizar e integrar os Órgãos da Segurança Pública com o intuito de tentar facilitar as ordens emanadas, para que a gente possa ter uma maior contribuição na execução do serviço à sociedade.”

No Distrito de Outeiro, além da presença do Posto Avançado, reforço na Delegacia e ações ostensivas com rondas continuas nas ruas e vias do Distrito, as equipes de Prevenção Social da Segup, em parceria com a Polícia Civil, atuam na conscientização dos banhistas e frequentadores quanto ao uso das linhas cortantes, assim como nas ações em combate à violência contra a mulher. Os turistas e os donos de estabelecimentos comerciais recebem orientações com o objetivo de aproximar o cidadão e torná-lo agente de apoio às denúncias e à proteção das vítimas.

“Estamos realizando um trabalho de orientação que também vem sendo de grande importância durante esse veraneio. Nossos agentes estão atuando na conscientização dos turistas para que todos possam contribuir para que o período do verão paraense possa transcorrer dentro da tranquilidade, com o apoio da população para minimizarmos os incidentes e crimes” ressaltou o coronel Glauco Maia.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?