24/07/2023 às 08h18min - Atualizada em 24/07/2023 às 08h18min

Julho Amarelo: campanha garante testes rápidos para hepatites e HIV em Salinópolis

Campanha alerta contra as hepatites virais e assegura imunização contra a hepatite B, Influenza, meniningite meningocócica, além de febre amarela e covid-19

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Uma equipe da Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esteve no Centro Integrado de Comando e Controle, na praia do Atalaia em Salinópolis, neste terceiro final de semana de julho. A equipe ofereceu para a população presente 212 testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, além de ter aplicado 89 doses de vacinas contra Hepatite B, Influenza, Menigocócica, febre amarela e Covid-19 na sexta, dia 21, e sábado, dia 22.

A Coordenadora Estadual de Hepatites Virais, Marília Magalhães, presente na ação, falou sobre a importância da prevenção no combate às hepatites virais: “O Julho Amarelo é uma campanha destinada a gerar conscientização da população a respeito das hepatites virais que são infecções silenciosas, ou seja, não costumam apresentar sintomas. Além dos testes realizados e vacinas aplicadas, fica o alerta a todos os que por aqui passaram e para a população em geral da importância da prevenção para evitar risco de contaminação”, declarou.

As hepatites virais, que são tema da campanha Julho Amarelo, são inflamações no fígado, causadas por vírus. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de saneamento básico e higiene. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida com menor frequência e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam com maior frequência.

O que fazer? 

Em caso de suspeita de hepatite, se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o teste rápido, que é realizado de forma segura, gratuita e em todos os municípios do Pará. Em caso de teste positivo, o paciente é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento. 

A campanha continua no próximo final de semana, dias 28 e 29. No dia 28, a equipe da Sespa estará das 8h30 às 13h no Mercado Municipal de Salinópolis e no dia 29 na Orla do Maçarico das 17h às 21h.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?