07/08/2023 às 08h30min - Atualizada em 07/08/2023 às 08h30min

Espetáculo de balé 'Floresta Amazônica' encanta público no Theatro da Paz

Inspirado na sinfonia homônima do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Na noite deste sábado (5), o Theatro da Paz recebeu a tão aguardada estreia do balé "Floresta Amazônica", uma criação da renomada bailarina e coreógrafa Dalal Achcar, um dos maiores nomes do balé nacional, que revolucionou a história da dança no Brasil.

O espetáculo encantou o público com a beleza e o compromisso em destacar a importância da Amazônia para a manutenção da vida no planeta. Apresentada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com produção da Aventura, a montagem tem apoio institucional do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Theatro da Paz.

O espetáculo "Floresta do Amazônica" foi inspirado na sinfonia homônima escrita pelo compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos em 1958. Essa obra musical icônica retrata de forma única a exuberância da Amazônia. O projeto, celebra não apenas a grandiosidade da região, mas também faz alusão aos 64 anos de falecimento de Villa-Lobos, um talentoso compositor, instrumentista e regente.

A primeira versão da obra, criada pela coreógrafa Dalal Achcar em 1975, estreou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com os bailarinos da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, tendo como protagonistas David Wall e a grande primeira-bailarina do Royal Ballet, Dame Margot Fonteyn. Agora, quarenta e oito anos depois de sua estreia, “Floresta Amazônica” abre a temporada no Theatro da Paz e se apresenta em Belém.

A montagem tem concepção, coreografia e mise en scène de Dalal Achcar – que trabalhou movimentos diferentes e inesperados dentro do universo do ballet clássico e inseriu ginástica natural e acrobacia – com cenários de Hélio Eichbauer, figurino de Jose Varona e Dalal Achcar e iluminação de Maneco Quinderé, somos transportados para dentro do coração da floresta. 

Dalal Achcar, reconhecida por seu compromisso com a arte e a inclusão, expressou sua satisfação em proporcionar essa experiência enriquecedora para todos. “Acredito que arte tem o poder de transformar vidas e espero que o espetáculo ‘Floresta Amazônica’ deixe uma mensagem de conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia e do bem-estar de seus povos. Tentamos transportar os espectadores para um universo encantado, onde a natureza e a vida selvagem se misturam em uma dança harmoniosa. Pela receptividade do público paraense, parece que conseguimos e estamos muito felizes e gratos”, afirmou Dalal.

A superprodução contou com a participação de mais de 50 bailarinos e solistas, entre paraenses selecionados em audições, trazendo à cena a essência da brasilidade. Através dessa performance, busca-se reforçar o sentimento de pertencimento nacional e prestar reverência ao legado musical de Heitor Villa-Lobos. 

Com o teatro lotado, o destaque especial foi para a presença de jovens atendidos pela Unicef. A organização, reconhecida mundialmente por seu trabalho em defesa dos direitos de crianças e adolescentes levou ao Theatro da Paz cerca de 30 jovens da Amazônia Legal e que vieram ao Pará participar do 'Diálogos Amazônicos'. Para Luís Henrique, 18 anos que veio de Pinheiro do Maranhão e integrante do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes é uma grande oportunidade ter assistido um balé de repertório. “É a primeira vez que eu venho ao Theatro da Paz e estou achando incrível essa experiência. Além de lindo, no palco um verdadeiro espetáculo com o balé ‘Floresta Amazônica’. Queremos repetir”, disse Luís Henrique.

A apresentação do Balé “A Floresta do Amazônica”, teve mais uma sessão no domingo (06).
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?