31/08/2023 às 08h16min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h16min

Pará integra os sete estados do país que utilizam câmeras corporais por agentes de segurança

Pará também está na fase final de uma licitação para contratação de mais 3.980 câmeras desse tipo

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Os investimentos contínuos em tecnologia deram mais uma vez destaque ao Pará, colocando-o entre os sete estados da federação que já utilizam as câmeras corporais (Body cam), segundo o levantamento divulgado pelo monitor da violência do G1, na última terça-feira (29).

O sistema de segurança, por meio da utilização de câmeras corporais, foi implantado em julho de 2022 no Pará e, atualmente, opera com 390 câmeras corporais em agentes de segurança pública do Departamento de Trânsito e do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar. O Pará também está na fase final de uma licitação para contratação de mais 3.980 câmeras desse tipo, que serão utilizadas ainda neste semestre, como destaca o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

“O Pará é um dos pioneiros no uso das câmeras corporais, inclusive com um processo de licitação sendo finalizado para a aquisição de mais de mil novas câmeras para uso das forças de segurança. Com elas a gente não só amplia a transparência da atividade policial, mas também garante aos nossos agentes, a legalidade das ações do Estado. É importante poder ampliar os mecanismos de atuação da polícia, mas também para que a gente possa dar garantia ao nosso policial para que ele possa exercer a sua missão nas ruas tendo a comprovação dos atos e o Pará continuará investindo em todas as modalidades que possam das garantias a esses policiais, em equipamentos, inteligência e tudo que a gente possa oferecer para que ele desempenhe a sua função da melhor forma possível”, afirmou o titular da Segup. 

O equipamento grava - de forma ininterrupta, em modo econômico e em alta definição -, assim que é acionado pelo policial, também podendo ser ativado de forma remota pela central. O uso da ferramenta será ampliado após a aquisição de um quantitativo maior de câmeras, abarcando também agentes da Polícia Civil do Pará (PCPA), os quais usarão os instrumentos durante as operações, para cumprimento de mandados judiciais e conforme necessidade de resguardar cenários e manter a cadeia de custódia de provas.

Encontro Nacional 

Representantes dos órgãos de segurança do Pará participam do 1º Encontro Técnico Nacional sobre Câmeras Corporais e Segurança Pública do país, que acontece em Brasília desde a última terça-feira (29) e seguirá até a quinta-feira (31). O encontro reúne profissionais de segurança pública federais, estaduais e municipais para aprimorar os processos organizacionais nas instituições, qualificar as evidências criminais e proteger os policiais e cidadãos nas interações e ações diárias.

Em Brasília, o delegado Daniel Castro, titular da Diretoria de Polícia Metropolitana da PCPA, explica que no evento estão sendo traçadas diretrizes nacionais do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) para a determinação de parâmetros para a adoção das câmeras utilizadas por agentes de segurança, dispondo-se para atender as peculiaridades de cada instituição. 

“Vamos discutir essas normatizações, ouvir sugestões de cada órgão e instituição, para que a União, através da Sinesp, trace diretrizes para essa adoção, visando sempre assegurar a proteção do agente de segurança, a valorização e lisura nas operações”, declara o delegado. 

Castro acrescenta que a utilização da Body cam não terá um viés correcional, mas será aplicada para garantir a proteção do policial e a integridade durante as operações para assegurar a qualidade da produção no sistema de provas.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?