29/01/2024 às 13h47min - Atualizada em 29/01/2024 às 13h47min

UFPA divulga listão dos aprovados no Processo Seletivo 2024

Foi divulgado, no último sábado (27/01), o tão aguardado listão dos aprovados no Vestibular 2024

- Belém.com.br
Com informações de ASCOM/UFPA; Portal UFPA
Fonte: UFPA

 

No último sábado, 27/01, a Universidade Federal do Pará (UFPA), maior instituição de ensino superior do Estado, divulgou os resultados de seu tradicional Processo Seletivo anual para as vagas nos cursos de graduação. Desde 2013, a instituição adota a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério único ao ingresso regular em seus cursos de graduação.

Segundo a própria Universidade, o Processo Seletivo 2024 (PS 2024) contou com 7.644 vagas distribuídas em 182 ofertas de cursos, distribuídas em 12 campi, para o que teve 61.902 inscrições homologadas. Deste montante, 6.752 estudantes foram aprovados(as) no PS 2024, sendo que deste total, 5.348 estudantes concorreram pelo sistema de cotas, com os demais 1.404 tendo disputado vagas em ampla concorrência.

É possível conferir o Listão dos aprovados completo no link listao.ufpa.br.

LISTA DE PRIMEIROS COLOCADOS É LIDERADA POR UMA MULHER


 

A lista de primeiros colocados nos processos seletivos é sempre aguardada, também, com muito anseio, sendo inclusive lida publicamente pelo reitor da Universidade pouco antes da divulgação oficial do listão completo. Em 2024, a maior nota geral foi de 899.73, atingida pela estudante Mariana Ribeiro, de 18 anos, caloura do curso de Engenharia da Computação - Belém. Mariana é a única mulher entre os 10 primeiros colocados - todos os outros nove nomes são de homens, aprovados principalmente nos cursos de Medicina oferecidos pela instituição em Belém e em Altamira. Além disso, o curso no qual a estudante foi aprovada costuma ser, segundo informações da própria UFPA, majoritariamente escolhido por homens: neste mesmo Processo Seletivo, dos 21 classificados para o curso de Engenharia da Computação, apenas três são mulheres.

EDITAL PARA A HABILITAÇÃO DOS NOVOS UNIVERSITÁRIOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

No mesmo dia em que foi liberado o listão dos aprovados, a UFPA disponibilizou, no site do seu Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) (https://ciac.ufpa.br/index.php/ultimos-editais/2008-edital-n-013-2024-habilitacao-ao-vinculo-institucional-ps-2024), o Edital Nº 013/2024, que dispõe a respeito da habilitação ao vínculo institucional para os calouros do PS 2024. Nele há a convocação ao preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC) e à apresentação de documentos obrigatórios, dentro de prazos estabelecidos neste mesmo edital, que possibilitarão que o novo aluno ou aluna da UFPA possa efetuar sua matrícula no curso em que foi aprovado. O início das aulas ocorrerá de acordo com o calendário acadêmico da UFPA, que está disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) (http://www.proeg.ufpa.br/calendario-academico ).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?