24/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 24/06/2024 às 09h00min

Arrastão do Arraial do Pavulagem toma as ruas de Belém

Nesse domingo, ocorreu o segundo Arrastão em 2024

BELEM.COM.BR
AG.PARÁ
O segundo Arrastão do Pavulagem 2024 ocorreu nesse domingo (23). FOTO: MARCELO LELIS / AG.PARÁ
                                                                                                                                                          
Cores, músicas, danças e muita alegria. Esses são os ingredientes que temperam as ruas do centro de Belém, todos os domingos do mês de junho, quando o Arrastão do Arraial do Pavulagem sai com o cortejo junino e arrasta multidões. Nesse domingo (23), a brincadeira reuniu, novamente, centenas de pessoas embaladas pelas composições dos músicos paraenses cantadas em alto e bom som por crianças, jovens e adultos. O governador, Helder Barbalho, também acompanhou a tradicional manifestação cultural popular da cidade, ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e da vice-governadora Hana Ghassan.

Nesse domingo, a saída do Arraial aconteceu da frente ao Theatro da Paz. Em seguida, o cortejo tomou o rumo da praça Waldemar Henrique, com diversas manifestações tradicionais, como os bois e vaqueiros, cavalinhos, brincantes de perna de pau, dança e percussão, além de músicos de instrumentos de Sopro, banjo e outros, animaram o público.  
Semear 2024

Arraial do Pavulagem é contemplado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Semear 2024, gestão da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). O governo estadual inclusive aumentou o limite total de R$ 600 mil por proposta, e o Programa Semear 2024 teve recorde de inscritos em um único edital, este ano. Foram mais de 777 inscritos no processo que regula a seleção de projetos culturais aptos a captar recursos em empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A lei de incentivo recebeu uma ampliação substancial em quatro anos, saindo de 3 para 20 milhões este ano, por meio da renúncia fiscal, numa parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), concedida pelo governador Helder Barbalho.

O fisioterapeuta Oliver Santiago chegou cedo para aproveitar a programação. Para ele, manter vivo o Arrastão, também é uma forma de manter viva a cultura paraense. “Este é um momento onde a gente consegue ocupar as ruas com a nossa cultura, nossa vivência e com o que a gente acredita que é importante para a sociedade, que é trazer toda essa ancestralidade, toda essa tradição cultural, musical, de dança, de vários ritmos. A expectativa para hoje é de muita alegria e que a gente consiga mais uma vez ocupar a Presidente Vargas com toda essa pavulagem.” disse.A jornalista Ana Albuquerque faz parte do cortejo, desde o ano de 2018 e, pelo sétimo ano consecutivo, se fez presente para integrar o tradicional Batalhão da Estrela.

“O Pavulagem é a herança dos povos indígenas que vêm sendo trazida desde a floresta para as ruas da cidade. Nosso batalhão é composto em maioria por mulheres e a minha expectativa é que seja tão lindo quanto todos os outros anos, pois nós ensaiamos muito”.

Serviço

Os cortejos do Pavulagem seguem até o dia 7 de julho, sempre aos domingos, com concentração a partir de 9h, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?