O aplicativo Passagem de Plantão foi desenvolvido pela própria TI da Santa Casa e possui versões web e mobile. A ferramenta foi desenvolvida colaborativamente por 18 meses entre a enfermagem e a equipe de TI. Após passar por reuniões semanais, testes, verificações e validações, o aplicativo já está apto a ser utilizado por outras categorias profissionais além da enfermagem, agilizando os processos burocráticos do hospital e facilitando o registro e o acompanhamento das informações dos pacientes em tempo real.
“A implantação do aplicativo representa um marco na modernização dos processos assistenciais, alinhando tecnologia, segurança e qualidade no cuidado ao paciente. A instituição reforça, assim, o compromisso com a excelência em saúde e a melhoria contínua de seus serviços", afirma a enfermeira Clélia Andrade
Antes do aplicativo, o hospital utilizava ferramentas como o Word para registrar a passagem de plantão, o que apresentava riscos dos registros serem apagados e os dados perdidos. “Com o aplicativo de passagem de plantão implantado no sistema do hospital, tudo fica mais confiável, não só para os profissionais quanto para os pacientes, pois é algo que está sendo alimentado desde a internação, então a gente consegue ter acesso ao paciente a partir do momento que a regulação lança ele no sistema", explica a enfermeira Annely.
Até o final de junho a ferramenta está sendo implementada para a equipe médica, posteriormente será para a equipe de fisioterapia. O aplicativo já é utilizado na versão web por 100% das unidades de internação e 67% dos centros cirúrgicos, a expectativa é que até o final do ano chegue a totalidade. A previsão é que a versão mobile seja implantada no segundo semestre de 2025.
Com informações de Agência Pará.