-
-
26/06/2020 às 12h00min - Atualizada em 26/06/2020 às 12h00min

Alunos da UFPA promovem lives para ajudar estudantes

O evento, destinado a estudantes que se preparam para o Enem, ocorrerá por meio de lives nesta sexta e sábado, 26 e 27 de junho

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do belem.com.br
O objetivo é motivar os estudantes que apresentam comportamentos depressivos, ansiedade ou falta de incentivo (Foto: Pixabay)
     
Com o intuito de disponibilizar um espaço para auxiliar e dar dicas para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano, o IFMSA Brazil UFPA organizou o “Tranquilamente ENEM”. A ação contará com a presença de psicólogo, professores, educador físico e estudantes da UFPA para abordar diversas questões recorrentes para os estudantes, especialmente no atual cenário de pandemia e incertezas. O evento ocorrerá por meio de lives nesta sexta e sábado, 26 e 27 de junho, às 19h30, no canal do YouTube. As inscrições podem ser feitas aqui.

Organizado pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA BRASIL UFPA), o evento visa ajudar alunos que irão realizar a prova do Enem e estão enfrentando algum tipo de dificuldade ou transtorno emocional por conta da pandemia, isolamento social e pausa nas aulas presenciais. O objetivo é motivar os estudantes que apresentam comportamentos depressivos, ansiedade ou falta de incentivo. A ideia de realizar o evento partiu de Ana Paula Xerfan, que é caloura e passou por problemas de ansiedade e depressão durante a preparação para o vestibular.

"Nossa intenção é auxiliar na parte emocional, dar um gás de motivação e mostrar para os estudantes ou qualquer pessoa que irá fazer o Enem este ano, que cuidar da saúde mental é peça chave para a aprovação deles. Queremos auxiliar essas pessoas a lidar com o emocional e com tudo que está acontecendo. Muitos deles estão sofrendo de transtornos como ansiedade, depressão ou estão desmotivados com a paralisação das aulas e com o contexto de pandemia que estamos vivendo", explicou a estudante Ana Paula Xerfan.

De acordo com ela, diante da situação que está o país, o projeto torna-se essencial para acalmar as pessoas que farão o ENEM, e é fundamental para formar uma rede de apoio entre os estudantes para que eles possam interagir com quem já passou por situação parecida e com profissionais que entendem as dificuldades comuns a este momento.

"O projeto é importante tendo em vista o aumento dos transtornos e desordens psicológicas entre os vestibulandos e a situação de negligência a qual estão inseridos. O vestibular é um processo extremamente degradante e que pode gerar inúmeras consequências negativas na vida dos estudantes, por isso é nosso dever trazer esse assunto à tona e tratar de aspectos que possam tornar essa jornada menos estressante, ainda mais diante do contexto de pandemia e de caos generalizado", afirmou Ana Paula Xerfan.

O Tranquilamente ENEM foi idealizado por diversos membros da IFMSA BRAZIL UFPA, dentre eles estão as estudantes Maria Fernanda Dias, Juliana Leite, Flávia Dias, Sterfany Amaral e Steffanny Castro.

Para participar - O evento irá ocorrer nesta sexta e sábado, 26 e 27unho, às 19h30, e será transmitido via Youtube do IFMSA Brasil UFPA. Para participar da programação é necessário se inscrever por meio do site.

Para o primeiro dia de programação está prevista a presença da psicóloga Lorena Jacob, que irá falar dos transtornos comuns nessa etapa de estudo e de como a pandemia pode afetar os alunos, tratando diretamente da saúde mental e da importância de manter uma rotina de cuidado e de bem-estar. Em um segundo momento, o professor José Antônio Neto entrará para abordar a prova do Enem de maneira geral, a redação e os bloqueios que muitos alunos têm em produzí-la. No final, a professora Magda Molfi irá compartilhar dicas gerais com os estudantes.

No segundo dia, alguns acadêmicos de medicina irão falar da preparação para o vestibular e darão dicas para os alunos tanto em relação a técnicas de estudo, quanto a como se cuidar e se motivar durante esse período. No final do evento entrará a educadora física Maria Eduarda Brandão que abordará técnicas de alongamento e relaxamento. Durante toda a programação, os estudantes poderão mandar suas dúvidas no chat e o mediador irá ler para os palestrantes, possibilitando uma interatividade.

IFMSA Brazil UFPA - Criada em 1991, a IFMSA Brazil UFPA (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil) é membro da IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations), maior organização estudantil do mundo. A IFMSA trabalha com promoção de saúde, pesquisa, humanização do estudante e da sociedade, intercâmbios clínico-cirúrgicos e de pesquisa, representatividade estudantil e desenvolvimento de habilidades pessoais. Possui mais de 3500 filiados, espalhados em 95 escolas médicas de 26 unidades da federação.

Serviço:
Projeto Tranquilamente ENEM
Data: 26 e 27 de junho de 2020
Hora: 19h30
Local: Canal do YouTube
Link para inscrição
Mais informações no Instagram do IFMSA Brasil UFPA
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor do isolamento social?

52.8%
46.6%
0.7%
-
-
-