26/09/2019 às 20h39min - Atualizada em 26/09/2019 às 20h39min

Marabá comemora Dia Nacional do Surdo

Data foi marcada por carreata pelas ruas da cidade

Rosiane Rodrigues (Estagiária do Portal Belém, com revisão da jornalista Elck Oliveira - DRT 1847)
Rosiane Rodrigues
Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram da carreata, muitas das quais portando cartazes de conscientização (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional do Surdo foi comemorado com uma carreata em prol da inclusão social pelas ruas da Nova Marabá, em Marabá, sudeste paraense, nesta quinta-feira (26). A carreata começou no Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez Professora “Noelini Costa” (CAES) e seguiu até a frente da prefeitura de Marabá, onde houve discurso e exposição de cartazes.
 
Com o objetivo de quebrar o preconceito e promover a cultura surda, o Caes organizou a carreata para ir às ruas e mostrar a importância da inclusão de pessoas surdas na sociedade. Segundo o professor de Libras do Centro, Luciano Souza, que participou da carreata, há anos a comunidade surda luta pelos seus direitos e para que seja vista dentro da sociedade.
 
“Precisamos ter voz. Precisamos que a sociedade veja o surdo como uma pessoa normal. Precisamos estar incluídos no mercado de trabalho e em todos os locais sociais”, afirmou, ao ressaltar a felicidade de ter um centro, dentro do município de Marabá, que trabalha com a comunidade surda.
 
Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram da carreata, muitas das quais portando cartazes de conscientização. Para o aluno do Caes, Roni Cândido, participar da ação foi a oportunidade de mostrar o valor das pessoas surdas. “Estou muito emocionado. Só tenho a agradecer a Deus”, disse.
 
Com faixas em que se liam frases como “Caminhada pela valorização e respeito da cultura surda”, os alunos de todas as escolas, universidades e empresas mostraram, durante o ato, sua indignação pelo preconceito que ainda há contra as pessoas surdas.
 
O Caes atende 63 surdos e fica localizado na Folha 26, Quadra 01, Lote 25, na Nova Marabá.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?