11/06/2021 às 08h30min - Atualizada em 11/06/2021 às 08h30min

Lei que obriga condomínios a denunciar violência doméstica é sancionada

A nova medida passa a vigorar a partir de 30 de julho

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Lei que obriga condomínios a denunciar violência doméstica é sancionada (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)

          

Na tarde desta quinta-feira (10), Governo do Estado sancionou a Lei 9.278, que determina que pessoas integrantes de condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e similares comuniquem à Polícia Civil, de forma imediata, qualquer tipo de agressão praticada contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A Lei começa a vigorar em 30 de julho.

 

Síndicos e membros da comissão administrativa dos espaços deverão fazer a denúncia em qualquer Delegacia da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas após o crime. Se a violência foi presenciada por um morador comum, o relato deve ser feito aos administradores.

 

Para facilitar o acesso a esse serviço é necessário apenas informar os nomes dos envolvidos, o endereço de onde ocorreu a agressão e um breve relato do fato. Detalhes que servirão para o início imediato das investigações, bem como proporcionar à vítima segurança de forma célere.

 

Penalidade

 

Caso a Lei seja desobedecida, a punição pode variar entre advertência, multa (que pode chegar a R$2 mil) e autuação do responsável legal pela unidade. Para que todos tenham o conhecimento e a importância desta ação, cartazes, placas ou comunicados deverão ser afixados na área comum dos residenciais.

 

Canais de denúncia

 

A Polícia Civil informa que os canais tradicionais de denúncia continuam ativos. A população pode acionar o Canal 181, por meio de ligação convencional, e ainda o chatbot, localizado nos sites de segurança do Pará. A Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima), que permite a realização de denúncias por meio do Whatsapp (91) 98115-9181, também é uma forma eficaz de relatar violência doméstica.

 

Na plataforma é possível enviar vídeos, áudios, fotos e a localização em tempo real. As mensagens são recebidas pela atendente virtual, que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que as informações fornecidas possam ser apuradas com o máximo de precisão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?