30/10/2021 às 11h30min - Atualizada em 30/10/2021 às 11h30min

Testagem itinerante de covid em Altamira vai até domingo (31)

Em novembro, a estratégia será em Ourém, na região do Capim

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
O atendimento é por demanda espontânea. (Foto: Reprodução/Guia da Farmácia)

 

As atividades do Centro de Testagem Itinerante de Covid-19, em Altamira, na região do Xingu, vão até domingo (31) em dois pontos da cidade. A população pode procurar o local caso esteja com sintomas gripais ou tenha tido contato com pessoas infectadas ou suspeitas de covid-19 nos últimos 15 dias.

 

O objetivo da ação é ter mais informações sobre o cenário epidemiológico do novo coronavírus na cidade e subsidiar as decisões com relação às medidas sanitárias contra a transmissão da doença.

 

Quem quiser fazer a testagem, deve se dirigir ao Colégio Polivalente, na Avenida Tranquedo Neves, ou ao Campus da Uepa, na Avenida Bom Jesus. Os atendimentos são das 8h às 12h.

 

Após o preenchimento de dados no local, é feita a coleta de Swab nasofaríngeo, em que se colhe material do nariz com uso do cotonete de um a dois minutos de procedimento. Os resultados dos exames coletados serão liberados em até 48h no sistema GAL, o qual os municípios têm acesso, porém, eles também serão enviados por meio de aplicativo de mensagem aos pacientes que informarem seus contatos telefônicos, sendo que os que não tiverem podem buscar direto na secretaria de saúde do município onde o teste foi realizado.

 

Caso seja positivo para Covid-19, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. A Sespa informa também que parte das amostras positivas serão enviadas para sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

 

Nos dias 6 e 7 de novembro, a estratégia será aplicada em Ourém, na região do Capim.

 

Serviço:

Calendário do Centro de Testagem Itinerante

Período: até 31/10 

1º ponto: Local: Colégio Polivalente, Avenida Tranquedo Neves Centro

2º ponto: Local: Campus da Uepa, Avenida Bom Jesus

Horário - 8h às 12h (para os dois endereços)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?