10/02/2022 às 13h35min - Atualizada em 10/02/2022 às 13h35min

Santa Casa de Misericórdia passa por reformas estruturais

O investimento é de aproximadamente 1,5 milhão de reais

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
As obras já estão 60% concluídas. (Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)
                                                                                      
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará passa por reformas estruturais, no Complexo Centenário da Fundação. Os serviços executados no antigo Pavilhão São José, onde funcionarão a nova Enfermaria São Roque e a Casa da Gestante já apresentam percentual de execução de mais de 60%. A Enfermaria Santa Maria I e II já está com cerca de 45% das obras finalizadas. 

A reconstrução obedece a todos os critérios de restauro, por ser um prédio histórico e centenário. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) presta o apoio e orientações para garantir a preservação do patrimônio histórico. Cerca de 75 trabalhadores atuam nas obras, que iniciaram em setembro de 2021 e são uma das prioridades da gestão atual da Fundação.


“A modernização, especialmente, com o novo sistema de refrigeração com filtragem, é adequada para evitar contaminações, assim como a inclusão de leitos de isolamentos nas enfermarias, que passam a ter banheiros independentes adaptados para pessoas com deficiência. Utilizamos telhas ecológicas termoacústicas que têm maior durabilidade. Esses são exemplos dos cuidados que estão sendo tomados durante toda a obra, que vai fortalecer o trabalho de referência feito aqui”, ressaltou Marcelo Frota, gerente de Infraestrutura da Santa Casa.  

A gerente geral de Enfermagem da Fundação, Benedita Rodrigues, pontua que o investimento é também uma forma de valorização dos servidores e dos usuários. “As obras vêm ao encontro ao que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza, dentro da Política Nacional de Humanização, que tem a ambiência como um dos pontos principais. Além de valorizar os profissionais que trabalham na instituição, também valorizam os usuários que recebem atendimento aqui. Fortalece o nosso trabalho para garantir saúde da melhor forma possível”, disse. 

As reformas ocorrem no Complexo Centenário, anexo ao novo prédio da Fundação. (Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará)

As reformas ocorrem no Complexo Centenário, anexo ao novo prédio da Fundação. (Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará)



Obras


As obras de restauração do Complexo Centenário englobam toda a área que fica na avenida Generalíssimo e parte que alcança a rua Oliveira Belo, que integra a enfermaria Santa Maria I e II, composta por 17 leitos e estrutura de apoio distribuída em 580 metros quadrados. Toda a reconstrução é adequada às novas normas de vigilância. 
Nesse complexo ficará também a área de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa, a escola ETSUS, o Espaço Acolher, novos auditórios, parte da área administrativa e também as enfermarias São Paulo e Maria Goreth, além de laboratório.

O bloco 39 integra a enfermaria São Roque, que estava desativada, com 20 leitos e está sendo totalmente reconstruída, além do espaço Casa da Gestante, uma espécie de alojamento aconchegante e acolhedor para mães em tratamento na unidade, com 10 quartos, refeitórios, consultórios de apoio, redário, área de serviço, entre outros. O investimento é de cerca de 1,5 milhão de reais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?