03/03/2022 às 10h45min - Atualizada em 03/03/2022 às 10h45min

Ananindeua realiza campanha de conscientização ao câncer de colo de útero

O movimento é intitulado "Março Lilás"

Com edição do Belem.com.br
Ascom Sesau Ananindeua
No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro com mais incidência em mulheres. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde- Sesau, realizará, ao longo de todo o mês de março, ações nas Unidades Básicas de Saúde do município em alusão ao Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo de útero, a 4ª maior causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Segundo a diretora técnica da Sesau, Sâmia Borges, o principal objetivo das ações é orientar e alertar as mulheres sobre a importância de um diagnóstico precoce da doença.

"O Março Lilás é a campanha em que intensificamos a realização do exame PCCU em todas as nossas unidades de saúde, ofertando e orientando onde essas mulheres podem realizar seu preventivo. Caso ela precise de um cuidado, pós exame, ela é tratada na rede de saúde do município de Ananindeua. Se ela precisar de um cuidado mais especializado, ela é inserida no nosso sistema de regulação em saúde, ofertando cuidado de média ou alta complexidade”, declarou.  

Para fomentar a busca ativa das mulheres para realização do rastreamento do câncer de colo do útero a Sesau promove ainda no dia 15 de março um seminário voltado aos Agentes Comunitários de Saúde para discutir que estratégias eles podem adotar durante as visitas domiciliares, para estimular a realização da prevenção do câncer de colo de útero.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante todo o mês, serão realizadas diversas ações visando o cuidado preventivo através da realização regular do PCCU (exame que coleta material para pesquisa de câncer de útero) e incentivo a vacina contra o HPV para meninas na faixa etária de 09 a 14 anos, oferecendo também orientação sobre sintomas e sinais de câncer de colo de útero ao público em geral.

A diretora Sâmia Borges reforça ainda essa prevenção com a vacinação contra o HPV. “Nós incentivamos a vacina contra o HPV para os adolescentes, pois é uma medida segura de prevenção. É fundamental os pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar em nossas unidades de saúde contra o HPV”, reforçou.

Para Fabíola Medeiros da Silva, coordenadora municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, são diversos os eventos que irão ocorrer durante o mês. “A nossa programação consta de rodas de conversa, aferição de pressão arterial, consultas médicas e odontológicas, vacinação contra o HPV e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C , além, é claro, da coleta de PCCU.  Todos esses serviços serão ofertados nas nossas unidades de saúde”, informou.


Os exames de PCCU são realizadas nas seguintes UBS’s:

UBS Ananindeua/ UBS Águas Lindas/ UBS Guanabara/ UBS Julia Seffer/ UBS Jardim Amazonia / UBS Aurá / UBS Aguas Brancas / UBS Mariguela /UBS Levilândia / UBS Bem Viver / UBS Distrito Industrial / UBS José Araújo / UBS Geraldo Palmeiras / UBS Heliolânia Rural / UBS Sare / UBS Guajará I /UBS Paar / UBS Nova Jerusalém / UBS Roraima Amapá / UBS Curuçambá Rural /UBS Curuçambá Urbano / UBS Guajará II / UBS Helena Barra / UBS CRF / UBS C.N IV / UBS Paulo Frota / UBS Novo Cristo / UBS Grajau / UBS C.N VI /UBS Park Laguna / UBS Icuí / UBS Cristo Rei / UBS Warislândia / UBS Uirapuru/ UBS Nova União / UBS Coqueiro/ UBS Coqueiro II /UBS Jaderlândia/ UBS Jaderlânia II /UBS Nova Zelândia/ UBS Una / UBS Atalaia.

 Seminário para Agentes Comunitários de Saúde

-  Tema: Que estratégias os Agentes Comunitários de Saúde podem adotar durante as visitas domiciliares para estimular a realização da prevenção do câncer de colo de útero?

- Data: 15 de março de 2022

- Horário: 14 às 17h

- Palestrante:  Alrieth Vilhena

Mais informações no
site
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »