29/03/2022 às 14h12min - Atualizada em 29/03/2022 às 14h12min

Jogos Abertos do Pará começam nesta quarta-feira (30)

O Joapa começou a ser disputado em 2005

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
A novidade para este ano foi a entrega dos kits esportivos às cidades participantes. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

 

                                                                                                     
A décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará (JOAPA) começa nesta quarta-feira (30), no município de Bragança, nordeste do estado. O ato simbólico de abertura, quando a chama da pira é acesa, ocorrerá no Ginásio Corolão, às 19h, e contará com a participação de oito delegações esportivas. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).


Na regional, foram inscritos os municípios de Augusto Corrêa, Ourém, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santarém Novo, Viseu, além da cidade sede Bragança.


O Joapa começou a ser disputado em 2005. As etapas regionais desta edição compreendem as seguintes Regiões de Integração do Pará: Rio Caeté, Rio Capim, Carajás, Baixo Tocantins, Araguaia, Xingu/Tapajós, Marajó I, Marajó II, Guamá/Guajará e Baixo Amazonas.


“Reafirmo minha crença no esporte como uma contribuição para o desenvolvimento social em qualquer lugar. Este é um novo momento para o Joapa, por isso, ficamos felizes de ver que cada município está se empenhando para participar e superando as distâncias”, disse Nivan Noronha, titular da Seel.


A novidade para este ano foi a entrega dos kits esportivos às cidades participantes, com materiais das modalidades de futsal, futebol de areia, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, que auxiliaram na preparação dos atletas.


“Esta é mais uma grande iniciativa do Governo do Pará, no ponto de vista de apoio e incentivo aos municípios de participar dos jogos, com a entrega dos kits que irão auxiliar as delegações em seus treinamentos e ficará como legado para as cidades. O município de Bragança agradece por sediar uma das regionais”, conta Vinicius Oliveira, secretário municipal de Cultura e Desportos.


O evento esportivo será realizado nas seguintes fases: a primeira é a Municipal, quando são selecionados os representantes dos municípios para participar da próxima fase. A fase Regional é a realização de evento esportivo com a participação de municípios das diversas microrregiões do estado. Já na última fase, a Estadual, irão disputar os municípios vencedores da fase anterior.


Congresso Técnico


Ainda na quarta-feira (30), às 15h, a coordenação do Joapa se reunirá com os chefes das delegações e equipes de arbitragem para sorteio dos grupos, explicar os funcionamento e cronograma do evento esportivo.  


As outras etapas das fases regionais já foram definidas. De 6 a 10 de abril, em Paragominas (regional Rio Capim); de 11 a 15 de maio, em Canaã dos Carajás (regional Carajás); de 18 a 22 de maio, em Moju (regional Baixo Tocantins); de 1 a 5 de junho, em Altamira (regional Xingu/Tapajós); de 15 a 19 de junho, em Soure (regional Marajó II); de 29 de junho a 3 de julho, será em Breves (regional Marajó I); de 6 a 10 de julho, em Castanhal (regional Guamá/Guajará); e de 13 a 17 de julho, em Santarém (regional Baixo Amazonas).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »