12/09/2022 às 15h00min - Atualizada em 12/09/2022 às 15h00min

Alunos de escolas poderão se vacinar contra o HPV e Meningite em Belém

A campanha será aberta na Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, no bairro do Guamá

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A Sesma reforça que as vacinas contra o HPV e a Meningite estão disponíveis nas salas de vacinação das UBS´s. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)

 

                                                                                                                       
Como parte das ações do Programa “Saúde na Escola”, a Prefeitura Municipal de Belém promove a campanha de vacinação contra o Papilloma Vírus Humano (HPV) e a Meningite em 57 escolas municipais e 27 estaduais, no período de 13 de setembro a 7 de outubro. 
A imunização dos estudantes será executada pela a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A campanha será aberta na Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, no bairro do Guamá, a partir das 9h, e iniciará com uma palestra voltada aos pais e responsáveis pelas crianças, público alvo da campanha, para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção do HPV e do câncer de colo de útero, a partir do acesso a informação e da imunização. 

As palestras vão ocorrer de 13 a 16 de setembro e a vacinação efetiva inicia no dia 17 de setembro e segue até o dia 07 de outubro.

O objetivo é realizar a ação do PSE, para a atualização vacinal dos alunos das escolas públicas pactuadas, mais especificamente do público alvo da campanha HPV: meninas e meninos de 09 a 14 anos. Além da campanha da Meningite, voltada para meninos e meninas de 11 a 12 anos.

O Papilloma Vírus Humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum, atingindo 11,7% da população mundial. O vírus HPV é a principal causa do câncer cervical, além de verrugas genitais, câncer de pênis e de orofaringe.

Dados de centros de pesquisa apontam que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A Sesma reforça que as vacinas contra o HPV e a Meningite estão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?