27/09/2022 às 16h00min - Atualizada em 27/09/2022 às 16h00min

Defensoria Pública do Pará lança o projeto ‘Arara das Manas’, em Belém

O projeto arrecada roupas, calçados e acessórios novos ou usados

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
A Defensoria Pública do Pará lança nesta quarta-feira (28), o projeto ‘Arara das Manas’. (Foto: Reprodução)

                                                                                                                                                        
A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), lança nesta quarta-feira (28), o projeto ‘Arara das Manas’, no teatro Estação Gasômetro, no bairro de São Brás, em Belém. No evento, mulheres que sofreram violência de gênero e, atualmente, se encontram fortalecidas emocionalmente irão desfilar peças de roupa e acessórios recebidos em doação na campanha de arrecadação do projeto. 

O projeto “Arara das Manas” arrecada roupas, calçados e acessórios novos ou usados, desde que em boas condições, para que sejam doados às mulheres em situação de violência patrimonial e vulnerabilidade socioeconômica, atendidas pelo Nugen. A assistência material, por meio da disponibilização de vestimentas e calçados, auxilia no processo de resgate da dignidade da mulher e possibilita seu retorno aos espaços de convivência social. 

A equipe do Nugen constatou que a maior parte das vítimas de violência de gênero, que buscam atendimento no núcleo, chegam até o local sem sequer uma peça de roupa para vestir. Elas sofrem violência patrimonial e tem os seus pertences retidos ou destruídos pelos seus agressores. Assim, o projeto surge dessa necessidade de acolher essas mulheres, possibilitando que elas possam usufruir de uma vida digna. 

“Nos atendimentos diários às vítimas, constatamos a necessidade de oferecer assistência extrajudicial para aquelas que sofreram com a violência patrimonial e tiveram suas peças de roupas queimadas ou destruídas, como uma das formas de atingir a sua autoestima. Algumas assistidas chegam ao Nugen somente com a roupa do corpo, em busca de ajuda para pôr fim ao ciclo de violência. O projeto proporciona justamente um auxílio material, por meio de doação de roupas às vítimas, para que haja a plena reinserção dela na sociedade, no mercado de trabalho”, comenta a defensora pública Larissa Machado, coordenadora do Nugen. 

A campanha de arrecadação de roupas e acessórios para o projeto ‘Arara das Manas’ segue de forma contínua, no Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero (Nugen), localizado na Travessa 1° de Março, n° 766, bairro Campina, e as doações podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h. 


Serviço 

Assunto: Lançamento do projeto ‘Arara das Manas’ 
Data: 28 de setembro 
Abertura: 9h 
Local: Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência (Av. Gov Magalhães Barata, 830 - São Brás, Belém) 
Ingressos: Evento aberto ao público


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?