28/12/2022 às 15h00min - Atualizada em 28/12/2022 às 15h00min

Obras no prédio centenário da Santa Casa do Pará entram na reta final

O investimento passa de R$ 4 milhões nas ações estruturais

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
O prédio centenário da Santa Casa do Pará passa por reforma. (Foto: David Alves / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                             
Dentro do espaço físico da Santa Casa do Pará, no bairro do Umarizal, várias obras estão em andamento. Elas foram licitadas para a execução dos serviços de reconstrução de espaços, entre os quais as benfeitorias que estão em curso na área hospitalar para otimizar a área física e assegurar benefícios para quem busca os serviços na Instituição.

O engenheiro civil e gerente de Estrutura Física e Funcional do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga vem sendo uma das prioridades da gestão atual da Fundação. “A manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender às necessidades da instituição”.

Atenta às necessidades de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, como a do Centro de Nefrologia, para as reformas dos blocos 31 e 32. E uma das obras aguardadas é a do Complexo Centenário, que abrange parte da avenida Generalíssimo Deodoro e da Rua Oliveira Belo, e vem sendo executada, com valor orçamentário de aproximadamente R$ 4,6 milhões. 

Paulo Neto, engenheiro da Santa Casa, responsável por acompanhar o andamento das obras, diz que o Instituto de Educação e Pesquisa vai funcionar em uma área de aproximadamente 1.470 metros quadrados. “A área já está na reta final, com 90% de obras concluídas e deve ser entregue nos próximos dois meses”.  

“O novo espaço engloba auditório, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística. Externamente foram mantidas todas as características peculiares do prédio centenário, já internamente foi necessário reformar praticamente tudo”, informa o engenheiro.

Sílvia Nunes, integrante da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEPE), destaca que o Instituto trará para Santa Casa novos horizontes, no sentido de enraizamento de conhecimento. “Será um espaço que reunirá Residências, Especialização, Mestrado e futuro Doutorado. Os cursos ampliarão a rede de atuação da Fundação porque permitirá o estreitamento das relações com as Instituições de Ensino Superior (IEs), junto aos Institutos, Ministérios e CAPES, e assim a Santa Casa se destaca como a única maternidade pública com um Instituto de Ensino e Pesquisa do Norte do Brasil”.

Para Lena Alencar, diretora de Ensino e Pesquisa, o Instituto é uma conquista de três anos. Uma luta incansável de servidores e gestores da Fundação. “A importância da criação deste novo espaço na Fundação Santa Casa do Pará serve para a valorização de um hospital escola, pois este Instituto irá valorizar a riqueza e a versatilidade que temos dentro de nosso hospital com relação ao ensino, pesquisa e extensão”.

“Com ele, nossa diretoria terá mais condições de abrir os horizontes para treinamentos, cursos e pesquisas das mais diversas modalidades. A Depe estará presente com toda sua dedicação para levar nossa Fundação a um reconhecimento cada vez maior nacionalmente e internacional. Esta ação de revitalização da gestão atual só mostra o interesse com o ensino e a educação. Binômio fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade”, destaca a médica Lena Alencar.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que essa readequação da área centenária é importante para manter a história que começou neste local no final do século XIX. “Essas questões são fundamentais para melhorar o atendimento à nossa população. O hospital centenário precisa constantemente de melhorias e adequações para que a gente esteja sempre atendendo as demandas e, com isso, as resoluções e normativas dos órgãos controladores da saúde”.

“Com a evolução tecnológica, com a evolução dos atendimentos em Saúde, nós buscamos fazer esse acompanhamento a cada momento de nossa história. E neste sentido, ressalto a parceria da Secretaria de Saúde (Sespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). No apoio da Sespa, por entender da necessidade que nós temos em manter e melhorar sempre o atendimento em Saúde à nossa população, e à Seplad, por nos disponibilizar o orçamento financeiro priorizando essas ações dentro da Santa Casa, para atendermos melhor a nossa população”, pontua o gestor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?