10/01/2023 às 13h00min - Atualizada em 10/01/2023 às 13h00min

Documentos e fotografias retratam a história do 'Povo Cabano'

Programação do Preamar Cabano fica aberta à visitação até o final de janeiro

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Os visitantes vão poder conferir documentos que são fontes históricas, manuscritos do período que mostram povos indígenas, negros libertos, entre outros. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                             
A partir dessa segunda-feira (9), um recorte de documentos seculares do Arquivo Público do Pará (Apep) e fotos contemporâneas do acervo do Museu do Estado do Pará (MEP) compõem uma exposição que traz ao público um pouco da história da Cabanagem, um das principais movimentos populares do século XIX, no Período Regencial.

A amostra “Povo Cabano” é gratuita e ficará aberta à visitação até 31 de janeiro, na sede do Arquivo Público do Estado, em Belém. A ação integra o calendário do Preamar Cabano, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Os visitantes vão poder conferir documentos que são fontes históricas, manuscritos do período que mostram povos indígenas, negros libertos e escravizados, ribeirinhos, mulheres e pequenos agricultores que travaram batalhas contra as forças imperiais por melhores condições de vida na Província do Grão-Pará. Também é possível acompanhar imagens do fotógrafo paraense Luiz Braga, que retratou rostos com características próprias de indivíduos amazônicos.

De acordo com o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii, a seleção de acervo proporciona aos visitantes uma experiência visual única. “A exposição ajuda a compreender e visualizar os rostos que lutaram na Cabanagem. A exposição tem esse traço de unir o passado e o presente, arte e documentação histórica”, destacou. 


Serviço

Exposição “Povo Cabano”. Período: de 09 a 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 15 h, na sede do Arquivo Público do Pará - Travessa Campos Sales, nº 273, bairro da Campina. Entrada gratuita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?