27/02/2023 às 11h10min - Atualizada em 27/02/2023 às 13h00min

Ponte de Outeiro é reconstruída e entregue para a população da ilha

A ponte é um elo com a geração de renda e o incentivo ao turismo nas sete praias fluviais

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
A nova ponte do Outeiro tem 360 metros de extensão e fica a 12 metros de altura, da laje da ponte até o rio. / Foto: Marco Santos.

O governador Helder Barbalho entregou a Ponte Enéas Martins, que dá acesso a Outeiro, distrito de Belém. Reconstruída, a estrutura moderna vai beneficiar diretamente mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua, e outros milhares de frequentadores das praias fluviais da região.

O conjunto arquitetônico conta com um sistema de cabos estais, semelhante às pontes sobre os rios Guamá e Moju, no complexo da Alça Viária. A reconstrução foi necessária após um dos pilares da ponte ser derrubado no choque de uma embarcação, em janeiro do ano passado. 
A previsão é que cerca de 40 mil veículos trafeguem diariamente pela ponte.

“Após oito meses, nós estamos devolvendo, na integralidade, está ponte que chega para melhorar a vida das pessoas, destacando a conciliação para que possamos evitar novos sinistros, já que esta ponte compõe um modal fluvial de diversas indústrias, de diversas atividades econômicas que impulsionam a geração de emprego e de renda para esta região de Outeiro e Icoaraci”, destacou o governador Helder Barbalho.

Com investimento do governo do Estado, a ponte entregue neste domingo, 26, conta com 16 cabos estais, com cerca de duas toneladas cada um, que foram fixados em um mastro central com 50 metros de altura. O método permitiu que o vão entre os pilares sob a ponte passasse de 60 metros para 100 metros, criando dois canais de navegação - um de 100 metros e outro de 80 metros - para impedir novos choques com embarcações.

A nova estrutura tem 360 metros de extensão e fica a 12 metros de altura, da laje da ponte até o rio. Além da mudança no projeto arquitetônico para o sistema de estais, o projeto contemplou a revitalização dos pilares remanescentes, retirada de pilares excedentes ( desnecessários para o processo de estais), pintura de passarela de pedestres e ciclovias, novo pavimento asfáltico e nova iluminação.

A reconstrução da Ponte de Outeiro gerou cerca de 150 empregos diretos e quase 500 indiretos, e vai impulsionar o turismo em Outeiro, que tem sete praias fluviais. As mais frequentadas são a Praia Grande, do Amor e da Brasília.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?