28/02/2023 às 14h29min - Atualizada em 28/02/2023 às 15h30min

Governo decreta situação de emergência em Abaetetuba por 180 dias

Novo deslizamento de terra não foi descartado pela Defesa Civil

Ag.Pará/O Liberal
O governador foi a Abaetetuba e anunciou a decretação da situação de emergência por 180 dias. / Foto: Marco Santos.

Foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (27/02), o decreto nº 2.915, que declara situação de emergência no município de Abaetetuba, no nordeste paraense. Por conta da erosão de margem fluvial, ocorreu um deslizamento de terra registrado na manhã do último domingo (26/02). O status tem validade de 180 dias.

O documento vai facilitar apoio do governo federal junto ao Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil. Ao todo, 108 famílias que moravam nos bairros São João e São José ficaram desalojadas. A publicação homologa decreto municipal de teor semelhante divulgado no domingo mesmo pela prefeitura da cidade.

O Estado também dará apoio para o diagnóstico da área afetada e obras necessárias de infraestrutura para a orla da cidade. A força-tarefa estadual ficará no município enquanto for necessário.

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Abaetetuba, coronel bombeiro da reserva Augusto Lima, não descarta a possibilidade de um  novo deslizamento de terra. “Fizemos um polígono de 30 famílias (no bairro São João) para poder ser retiradas também. Só que, domingo (26), ele aumentou e agora nós estamos com 40 mil metros quadrados de área de risco”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?