01/03/2023 às 12h00min - Atualizada em 01/03/2023 às 12h00min

UsiPaz promove curso de gastronomia

A capacitação é voltada para a área da cozinha hospitalar

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Toda semana, durante o curso, os alunos fazem a venda de seus pratos no próprio complexo. (Foto: Nucom / Seac)

                                                                                                                                                                                    
A Usina da Paz Cabanagem, localizada em Belém, realizou nesta terça-feira (28), mais um curso de Gastronomia. Desta vez, trouxe o módulo Cozinha Hospitalar e para Idosos para os moradores. O curso é promovido em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet).

A chef de cozinha e instrutora do curso de Gastronomia, Charlene Mendonça, elaborou os cardápios feitos pelos alunos. “Estamos abrangendo o máximo possível de nutrientes, de calorias, de fibras e mostrando para os alunos tudo o que pode ser acrescentado para que o alimento seja saudável, principalmente para idosos”, disse ela.

Charlene Mendonça explicou que curso mostra a alimentação como parte do tratamento e recuperação de pacientes em um hospital e, ainda, para idosos, em geral, mais vulneráveis a a infecções. “Além disso, o curso busca o crescimento desses profissionais, tanto para trabalhar em hospitais, quanto para empreender. Já que mostramos desde o preparo, até a precificação e a venda, para elas estarem no mercado de trabalho.

Toda semana, durante o curso, os alunos fazem a venda de seus pratos no próprio complexo, e conseguem obter renda, o que estimula a turma a entrar no mercado de trabalho. “É essencial esses moradores conhecerem as técnicas, o modo de preparo e como podem oferecer esse tipo de comida. Estamos contribuindo para a formação dessas pessoas, principalmente, porque muitas já trabalham como cuidadoras de idosos e de pacientes adoecidos”, explicou o secretário de articulação da cidadania, Igor Normando.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que nos últimos nove anos, aumentou 39,8% o número de idosos residentes no território brasileiro. Por conta disso, o mercado de trabalho está bastante voltado para atender esse público.

A aluna Luciana Dias buscou o curso na intenção de atender essa demanda. “Já fiz curso de panificação, doces finos e agora estou cursando o de cozinha hospitalar. Estou me qualificando cada vez mais, aqui dentro da Usina para poder ser uma excelente profissional e estou querendo aprender cada vez mais. Estou pensando em abrir uma lanchonete e esse curso vai ajudar a atender todos os público”, explicou Luciana.

“Perdi meu marido durante a pandemia e entrei em depressão. Conheci o curso através das Carretas do TerPaz e, desde aí, não parei dentro da gastronomia, estou muito feliz”, contou a aluna, Regina Teixeira, que faz o oitavo módulo no espaço.

“Além disso, fiz uma cirurgia bariátrica e tive que comer com várias restrições. Hoje consigo ver que poderia ter passado por essa fase fazendo refeições um pouco mais saborosas. Meu marido costumava dizer que eu era uma ótima cozinheira, mas vi no curso que eu não sabia nada, mas hoje posso dizer que sou sim, uma ótima cozinheira”, acrescentou Regina Teixeira.

A aluna Nazaré da Silva, que já participou de outros módulos do curso de Gastronomia, acredita que fazer parte do curso é uma grande oportunidade. “Já aprendi muito aqui na Usina, é legal por eles fornecerem para gente essa área gastronômica. Também é uma grande oportunidade para nós, mulheres, tanto no mercado de trabalho, quanto como donas de casa, participar de um curso que só vem crescendo no mercado”, disse Nazaré.

Serviço

O módulo de Cozinha Hospitalar e Para Idosos, do curso de Gastronomia, da UsiPaz Cabanagem, também está sendo ofertado nas UsiPaz de Belém, Ananindeua, Marituba e Canaã dos Carajás.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?