08/03/2023 às 10h29min - Atualizada em 08/03/2023 às 10h29min

Dia Internacional da Mulher: entenda a origem e importância da data

A data é marcada por lutas e conquistas das mulheres

Paloma Lobato
Divulgação

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a data celebra as diversas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos. 

Além disso, o dia serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero existentes em todo o mundo. O que muita gente não sabe é como tudo isso começou. 

Origem e importância do Dia da Mulher

A comemoração começou em 8 de março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado, atualmente São Petersburgo, na Rússia. As manifestantes lutavam por melhores condições de vida e pela retirada do país da Primeira Guerra Mundial. Apesar disso, a data só se popularizou em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia.

Ao longo dos últimos anos, a data se tornou um espaço para destacar as conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres vêm alcançando nos últimos tempos. Em tempos em que os debates sobre a posição da mulher ganham notoriedade, o Dia Internacional da Mulher se torna um momento de reflexão sobre a luta das mulheres, principalmente por igualdade e respeito. 

Muita gente pensa que o Dia Internacional da Mulher é um dia reservado para dar flores e chocolates para agradar as mulheres. Porém, a data vai muito além disso. O dia é fundamental para debater diversos temas, como a luta da figura feminina por direitos iguais, ressignificação do papel da mulher na sociedade, violência contra a mulher, e muito mais. 

Apesar de tantos avanços e mudanças na sociedade, ainda há muito a ser feito quando o assunto é valorização da mulher. A legislação brasileira prevê direitos e benefícios, mas na prática, ainda tem muita coisa sendo feita com base no machismo e na misoginia.

A cada Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar às ruas e lembrar que a luta não terminou e que cada uma têm um papel fundamental nesse processo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?