14/07/2023 às 11h30min - Atualizada em 14/07/2023 às 11h30min

Dia do rock: veja algumas curiosidades sobre esse amado gênero musical

A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985

Flávia Rocha
Reprodução
Nesta quarta, 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Rock. A data escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. Pode ser que você reconheça esse evento do filme Bohemian Rhapsody, cinebiografia de Freddie Mercury, frontman da banda Queen.

O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss entre outros

A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".

Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

Em comemoração a essa data, vamos listar agora alguns fatos interessante sobre a música que conquistou tantas gerações
 

Rock foi inventado por uma mulher negra

O rock foi criado pela Sister Rosetta Tharpe nos anos 1920, sendo ela uma das poucas negras a tocar guitarras naquela década. O ritmo surgiu da união do gospel aos blues, com a aceleração de sua batida.
 

Pai de todos

O rock possui quase incontáveis subgêneros. Temos rockabilly, garage rock, rock psicodélico, rock progressivo, glam rock, hard rock, heavy metal, arena rock, punk rock, glam metal, rock alternativo, indie rock e por aí vai...
 

No Brasil

É possível que quando falamos dos percusores do rock no Brasil, imediatamente se pense na Jovem Guarda, e a cantores como Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wnderléia, pois foi através deles que o gênero se tornou realmente popular. No entanto, os primeiros reais sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campello, no início da década de 1950.

Na década de 1980, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Vimos o surgimento de bandas como Barão Vermelho, Blitz, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira!, Kid Abelha, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, RPM, Titãs e Ultraje a Rigor.
 

Coisa do Satanás?

O símbolo do rock muitas vezes já foi considerado satânico. Além de não ter nada relacionado a isso, ele foi feito pela primeira vez por Ronnie James Dio, vocalista da banda Black Sabbath. Ele aprendeu a fazer o gesto com sua avó, como forma de espantar o mau olhado.
 
 
Brasil, campeão do mundo


Maior público em um show de rock aconteceu aqui no Brasil, é claro! Na noite de 31 de dezembro de 1993, o cantor Rod Stewart se apresentou diante de 3,5 milhões de pessoas, em um palco montado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?