17/07/2023 às 11h07min - Atualizada em 17/07/2023 às 11h07min

17 de julho - Dia do Protetor da Floresta

Uma data que serve para a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Flávia Rocha
Chico Mendes/Reprodução
Em 17 de julho, é comemorado o Dia do Protetor da Floresta. No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.

O mito do Curupira

Curupira era um anão de cabelos vermelhos que apresentava pés virados no sentido contrário. Essa última característica permitia que ele enganasse os caçadores que seguiam seu rastro sem saber que seus pés eram virados. Por essa razão, eles acabavam distanciando-se cada vez mais do verdadeiro alvo. Além disso, o curupira cavalgava em porcos-do-mato para que suas pegadas não fossem vistas.

O papel do Curupira era atrair e destruir os caçadores e outras pessoas que ousassem prejudicar a natureza. Para isso, ele atraía suas vítimas, imitando voz humana, para castigá-los. Um dos castigos de Curupira era extremamente cruel e era aplicado apenas a caçadores sedentos pelo prazer de matar os animais.

Na vida real

Um grande defensor de nossos recursos naturais foi Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes. Esse importante seringueiro tinha origem humilde e viveu uma infância muito pobre na região Norte do nosso país. Tornou-se seringueiro ainda jovem e, com o desenrolar de sua vida, seu amor pelo meio ambiente foi aumentado.

Chico Mendes dedicou sua vida à luta contra o desmatamento e preservação das nossas áreas florestais. Foi reconhecido no Brasil e em outras partes do mundo por sua perseverança, entretanto, gerou insatisfação nos grupos que tinham lucro com a devastação do meio ambiente. Chico passou a sofrer ameaças de morte e a ser perseguido. Foi morto em 22 de dezembro de 1988.

Outra pessoa que merece destaque é a missionária Dorothy Stang, que morreu aqui no Pará em 2005, aos 73 anos de idade. Ela foi morta a tiros em uma emboscada. A motivação do crime provavelmente foi o trabalho de Dorothy, que era dedicado a denunciar madeireiros, fazendeiros e grileiros pelos seus crimes ambientais e incentivar o desenvolvimento sustentável.

Além destes personagens, podemos citar também as instituições, organizações não governamentais (ONGs) que atuam em prol da proteção e conservação das florestas. A exemplo, tem-se:

Greenpeace: Organização mundial, defensora do meio ambiente.

SOS Amazônia: Criada em 1988 com o intuito de proteger a Floresta Amazônica e defender a causa extrativista.

SOS Mata Atlântica: Organização fundada com o objetivo de defender os remanescentes florestais do domínio
Mata Atlântica.

Fundação Amazonas Sustentável (FAS): Instituída em 2008 e conta com o apoio de empresas como a Coca-Cola Brasil, Samsung e Banco do Bradesco.

Equipe de Conservação da Amazônia: Tem como objetivo estabelecer ações para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade.

Conservação Internacional Brasil: Fundamenta-se na ideia de que todos precisam da natureza e, portanto, busca garantir a sustentabilidade ambiental.

Instituto Socioambiental (ISA): Busca propor alternativas para solucionar problemas sociais e ambientais.

WWF-Brasil: Atua na proteção dos biomas brasileiros.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável: Criada em 1992 e atua principalmente com a sustentabilidade, questões atreladas às mudanças climáticas, energia e inovação.

Como ajudar a proteger as florestas?

A proteção das florestas é um dever de todos: gestores, sociedade, políticos. Seja de pequenas à grandes atitudes, todos podemos contribuir positivamente para a proteção dos ambientes florestais. De forma individual ou coletiva, cada pequena mudança é primordial para a diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Dentre as mais diversas ações que podem ser realizadas, não somente no dia de proteção às florestas, mas em todos os dias, cita-se:
  • Promover a educação ambiental;
  • Não colocar fogo nas formações vegetais;
  • Fazer o descarte correto dos resíduos;
  • Aplicar o conceito dos 3 R’s da sustentabilidade na sua rotina (Reciclar, Reutilizar, Reduzir). Assim você estará aplicando um conjunto de práticas que tem como intuito a redução do impacto do consumo exacerbado ao meio ambiente;
  • Procurar adquirir produtos certificados, garantindo então que não está contribuindo para o desmatamento irregular.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?