29/03/2023 às 10h10min - Atualizada em 29/03/2023 às 10h10min

Ananindeua terá 1º programa municipal de implante dentário e odontologia digital do Norte

Ação da Prefeitura começará a partir das 8 horas deste sábado (1º)

Com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Reprodução

Moradores do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, vão dispor do serviço de implantes dentários para pacientes atendidos na Atenção Primária utilizando o planejamento digital do sorriso da pessoa. A iniciativa será lançada neste sábado (1º), às 8h, na Unidade de Saúde Paulo Frota, na Cidade Nova II, próximo à Praça da Bíblia. 


“Estou um pouco emocionado; se a prefeitura não me oferecesse, eu não teria condições, sem esse programa, tão cedo eu não ia resolver esse caso do meu dente; eu agradeço à Prefeitura esse recurso, vai ser um sorriso diferente!”, afirma Francisco Pereira, de 54 anos. Ele foi o paciente modelo do novo programa, o "Implante Um Sorriso".


A iniciativa foi criada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para devolver o sorriso e a saúde bucal de usuários da rede. O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, explica como foi concebido esse serviço.


“Pensamos juntos com a Secretaria de Saúde essa ideia de, além de promover a inclusão social, viabilizar o "Implante um Sorriso”, que é o primeiro Programa Público Municipal da Região Norte do Brasil que oferta, via SUS, implantes dentários com uso de tecnologia moderna que faz um planejamento digital do sorriso do paciente” enfatiza o prefeito Daniel Santos. 


A secretária de Saúde, Dayane Lima, destaca que "o Brasil é um país de desdentados, e em Ananindeua não seria diferente; de acordo com o cadastro da saúde bucal da secretaria, vimos que a população do município se enquadrava nos moldes para implantados, e, então, surgiu a ideia de fazer a instalação de implantes dentários para os munícipes”. 


Autoestima

Joeli Ribeiro, de 23 anos, também foi escolhida para ser a paciente modelo do projeto. A moça conta a felicidade de mudar de sorriso. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade; na hora em que eu recebi a mensagem, eu pensei que era mentira; estou muito alegre, não sei nem explicar o que eu estou sentindo porque eu vou ter um sorriso de volta, minha autoestima da mulher, eu perdi meus dentes com 14 anos”, ressalta Joeli.


Os implantes dentários são parafusos de titânio (material nobre e biocompatível) que substituem a raiz do dente. A estrutura consiste em três partes: o parafuso ou pino, inserido por meio de cirurgia; o pilar com a finalidade de conexão entre as partes; e a coroa ou prótese dentária, confeccionada em laboratório.


“Nós faremos exames complementares; existe o exame de hemograma completo e também será feito exames para ver a morfologia do osso, ou seja, se o paciente tem osso disponível ou não; é feito através de Raio-X digital e também tomografia computadorizada para que a gente chegue no tamanho e condição exata para instalar esse implante”, explica o cirurgião-dentista implantodontista, Marcelo Paraguassú.


O cirurgião dentista observa que os critérios são que esse paciente tenha uma saúde bucal adequada, não tenha problema gengival, seja livre de tártaro, livre de cárie e apresente perda de um dente a três dentes. Os números de implantes colocados serão de 4 a 6 implantes por pacientes. No serviço, será utilizada tecnologia digital, envolvendo um escaneamento intra-oral.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?