30/03/2023 às 09h07min - Atualizada em 30/03/2023 às 09h07min

Feira do Pescado 2023 contará com três novos pontos de venda; confira

Além dos já tradicionais como o Centur e a Aldeia Amazônica, o consumidor poderá se deslocar para duas unidades Usipaz e para a sede da Seduc

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
A Feira do Pescado deste ano terá novos pontos de venda além dos já tradicionais como a Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur) e a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. O consumidor também poderá visitar a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na avenida Augusto Montenegro e as Usinas da Paz do bairro do  Guamá e do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A feira será realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) nos dias 5 e 6 de abril. Em Belém, a programação ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secom). 

Além da capital e do município de Ananindeua, a Feira do Pescado 2023 será realizada em quase 50 municípios paraenses. O coordenador de aqüicultura da Sedap, Alan Pragana, informou que serão ofertados para comercialização 30 toneladas de pescado entre os diferentes tipos de peixes, camarão e caranguejo. 

A programação está sendo articulada e tão logo seja fechada a Sedap anunciará a tabela de preços e todos os tipos de pescado que estarão disponíveis ao consumidor. “A Feira do Pescado é um trabalho integrado entre a Sedap, as prefeituras e as nossas regionais da secretaria; a finalidade é levar ao consumidor um produto com preços equilibrados para que ninguém fique sem a tradicional alimentação da Semana Santa”, destacou Pragana. 

Ele lembrou, também, que a parceria envolve os fornecedores de pescado, órgãos de segurança do governo estadual e de fiscalização como a Adepará, Procon e Inmetro além Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e o Dieese. 

Decreto

Até o próximo dia 7 de abril, a saída do pescado do território paraense está restrita conforme estabelece o decreto estadual de número 2.941/2023, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 13. A medida passou a vigorar no dia 24 deste mês.  

O decreto considera a necessidade de serem adotadas medidas administrativas com vistas a minimizar os problemas de abastecimento de pescado no período, de modo a garantir a oferta do produto a preços acessíveis. 

A legislação estabelece que para garantir o abastecimento do mercado interno de forma emergencial, fica a Administração Pública estadual autorizada a suspender a emissão de documentos necessários para a movimentação de toda e qualquer espécie de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do Estado do Pará, no período de 24 de março a 7 de abril de 2023, exceto pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Confira os endereços dos pontos de venda da Feira do Pescado em Belém e Ananindeua

- Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur): avenida  Gentil Bittencourt 650, Nazaré - Belém/Pará

- Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel: avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira

 - Sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – Avenida Augusto Montenegro, Km 10, S/N

 - Usipaz do Guamá -  Avenida Bernardo Sayão, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 - Usipaz Icuí-Guajará - Estrada do Icuí-Guajará, S/N, esquina com a Avenida Independência, Ananindeua. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?