31/03/2023 às 09h31min - Atualizada em 31/03/2023 às 09h31min

Alunos de escola pública encontram a natureza no Parque Estadual do Utinga

Os estudantes tiveram contato direto com a diversidade de espécies da fauna e flora existentes na Unidade de Conservação, na capital paraense

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Reprodução
Apesar da localização privilegiada na capital paraense, para alguns a Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” ainda é novidade. Um grupo de alunos da Fundação Escola Bosque (Funbosque) visitou o espaço nesta quinta-feira (30). A visita foi guiada para conhecer melhor esse paraíso natural dentro de Belém, gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Para a maioria dos visitantes, foi a primeira ida ao Parque. É o caso da aluna do 9º ano Bárbara Santos, que descreveu a experiência como extraordinária e maravilhosa. “É a minha primeira vez aqui. Já aprendi coisas novas, e uma delas foi sobre os lagos que abastecem a nossa cidade. Sei que as UCs preservam o ecossistema e a biodiversidade de cada região, e aqui na capital esse espaço protege o bioma amazônico, o qual é muito importante para todos nós”, afirmou.

Durante o passeio, os estudantes puderam conhecer a diversidade de espécies da fauna e da flora existentes no local, diferentes espaços de contemplação da natureza, além da importância dos lagos Bolonha e Água Preta para a Região Metropolitana de Belém. Os dois mananciais são responsáveis pelo abastecimento de 60% da água consumida na capital paraense. 

Aprendizado

Para a professora de Geografia Amanda Alves, a visita oportunizou um contato direto da turma com um pedacinho do ecossistema da Amazônia. “Para eles, é importante fazer o reconhecimento das UCs, saber o que são esses espaços, principalmente essa na Região Metropolitana de Belém. Uma área bastante urbanizada, mas que ainda se pode encontrar uma floresta virgem e uma fauna interessante”, ressaltou a professora.

Ela disse ainda que adoraria ver mais espaços como o Parque do Utinga. “Acho muito válido as UCs não somente para a conservação ambiental, mas também para incrementar o turismo da cidade. Belém é conhecida, muitas vezes, como a capital da Amazônia, mas a gente sente falta de áreas verdes, onde as pessoas tenham maior contato com o bioma amazônico”, concluiu Amanda Alves.

Influência positiva

Estagiária de Engenharia Florestal no Ideflor-Bio, Michelle Lobato acompanhou o grupo de alunos durante a visita, e estacou a importância desse tipo de iniciativa. “Isso pode influenciar eles a terem, quem sabe, uma graduação em Biologia, Engenharia Florestal, entre outras profissões ligadas ao meio ambiente. Eu observo a necessidade das escolas incentivarem esse olhar para a sustentabilidade, porque a floresta é importante, e construir esse pensamento desde a base é de suma importância”, disse a estudante.

Segundo o titular da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, foi uma honra receber os alunos da Funbosque que, em sua maioria, visitavam o local pela primeira vez. “Para nós é muito importante que a sociedade em geral conheça esse espaço, e que eles também entendam qual é o objetivo, qual é a real situação e a necessidade de utilização desse Parque, para o bem do uso comum da população”, afirmou. 

Serviço

A UC Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” fica localizada na Avenida João Paulo II, s/n, Bairro Curió-Utinga, em Belém. O local funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras, o espaço fica fechado para manutenção.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?