09/04/2023 às 11h00min - Atualizada em 09/04/2023 às 11h00min

Filmes para quem curte Super Mario Bros.

Cuidado muito, muito spoiler !?

Bruno Balieiro Cruz - Bruno Balieiro Cruz


O novo filme de Super Mario Bros já está em exibição no cinema e pelo visto está conquistando os fãs com sucesso sendo um dos poucos filmes baseados em vídeo games. Se você é fã do encanador bigodudo ou simplesmente fã de vídeo games, essa lista traz algumas recomendações de filmes para você não só com adaptações de jogos, mas também com outras produções que trazem uma homenagem a esse universo. 

 
Mortal Kombat (1995)
 

 

Para muitos gamers o primeiro filme de Mortal Kombat de 1995 é uma das melhores adaptações de vídeo games para o cinema, levando em conta produções que vieram antes e até depois. No filme no 10º torneio Mortal Kombat o destino da Terra está nas mãos dos guerreiros Liu Kang, Sonya Blade e Jhonny Cage contra as forças de Outworld. 

Na época o Mortal Kombat ainda era básico, mesmo assim com uma história básica o filme se destaca pelo seu bom valor de produção, elenco carismático e boas sequencias de lutas.


 
Uncharted, Fora do Mapa (2022)
 

Uncharted, Fora do Mapa de 2022 é um dos mais recentes sucessos de adaptações, a história mostra o início da parceria da dupla Nathan Drake e Sullyn, que vão atrás do maior tesouro jamais encontrado.

O filme divide os fãs do jogo, mas é um filme divertido de assistir, tem personagens legais principalmente os dois protagonistas, mesmo que não sejam exatamente com suas personalidades dos jogos, mas isso é justificável por ser uma história de origem e tem também boas cenas de ação que  é perfeito para quem gosta de aventuras ao estilo Indiana Jones.   
 
Detetive Pikachu (2019)




Esse foi um sonho realizado para muitos fãs da franquia, mesmo que a franquia Pokémon tenha inúmeros filmes animados a verdade é que os fãs sempre quiseram ver os seus monstrinhos de bolso nas telonas e o Detetive Pikachu de 2019 realizou esse sonho muito bem.

A história é sobre um garoto buscando pistas sobre o desaparecimento de seu pai ao lado do seu Pikachu que por algum motivo ele consegue entender. O filme se destaca muito pela qualidade visual dos monstrinhos e como eles são bem representados além do seu mundo ser também bem construído e mesmo sendo uma história simples e extremamente divertida.

 
Sonic 1 e 2




Se você é fã do Mario então deve conhecer a antiga rivalidade do encanador com o ouriço azul da Sega. Enquanto um filme mostrando esse crossover não chega, você pode querer ir ver os dois filmes do Sonic.

O primeiro foi um filme que marcou história, mesmo que por um motivo bem inusitado mesmo simples mostrou que tinha um grande potencial. Os filmes não são perfeitos, mas são ótimos para qualquer fã do ouriço a franquia ainda tem muito potencial para explorar futuramente e nunca se sabe se um dia os caminhos do Sonic e do Mario vão se cruzar no cinema. 


 
Detona Ralph (2012)


 

Começando a falar daqueles filmes que não são adaptações de vídeo games, mas que faz uma homenagem a eles. Detona Ralph de 2012 não só faz isso como também traz muito personagens clássicos dos games para seu elenco, trazendo também muito mais nostalgia aos seus fãs que vão ver o filme.

Fora também a historia ser muito envolvente, mostrando o Ralph que é o vilão do seu jogo insatisfeito por precisar fazer esse papel e ainda ser excluído por seus colegas de trabalho e em uma aventura para se provar alguém legal ele acaba ajudando a Vanellope a realizar seu sonho de ser uma corredora no seu próprio jogo. E o grande destaque é exatamente essa grande amizade entre seus protagonistas, mas claro também é muito bom ver as inúmeras referências a outros jogos no filme.

 
Jogador número 1 (2018)



 
Outro filme que também traz todas essas referências é Jogador N° 1 de 2018, mas indo muito além de referências aos vídeo games, pois ele homenageia toda a cultura pop.

 No filme, o mundo todo é extremamente ligado a um jogo online, o Oásis, tanto que todos participam de uma caçada ao tesouro do criador do jogo, que inclui o direito de posse do próprio jogo. Assim Wade Watts, o Parzival, junto dos seus amigos buscam vencer essa corrida antes que uma empresa possa vencer e muda tudo e bom no Oásis para sempre.  

O filme é incrível não so por suas inúmeras referencias, mas também por ter uma boa construção de mundo, seus personagens bastante carismáticos e por ser uma carta de amor a toda cultura pop, com momentos verdadeiramente épicos. 

Pixels (2015)


 

Outro filme que traz uma grande homenagem aos vídeos games. Nesse caso de jogos mais clássicos com Mario é Pixels de 2015. Numa historia bem inusitada mostra uma invasão alienígena, mas com os aliens assumindo a aparência de jogos antigos e a esperança da humanidade é um grupo de especialistas desses jogos para conseguir encontrar as formas certas de vencer esses desafios.

Esse é um filme bastante nostálgico para os amantes dos jogos dessa época, eles são representados aqui de maneira bastante criativa e como esse é um filme do Adam Sandler a diversão é garantida. 

 

Free Guy (2021)



 

Agora um filme sobre vídeo game bem interessante é Free Guy de 2021, pois ele traz uma premissa bem legal é ser um NPC (personagem não jogável) criasse consciência e enfrentasse os jogadores que usam seu mundo. Apesar da premissa ser mais interessante que a execução em si, esse ainda é um filme muito divertido e pode agradar fãs dos jogos online como Fortnite.


Jumaji Bem-Vindo à Selva (2017)


 

Jumaji é um clássico da sessão da tarde, um filme mostrando um grupo tentando sobreviver e vencer um jogo de tabuleiro místico, por isso quando foi anunciado um novo filme que substituíra o tabuleiro por um vídeo game muitos fãs do clássico ficaram desconfiados, porem acabou vindo um bom resultado.

Em Jumaji Bem-Vindo à Selva de 2017, mostra 4 adolescentes que são transportados para o mundo de Jumaji que se transformou em um vídeo game e os jovens se transformaram em seus avatares, ganhando também as habilidades de cada uma das classes deles, seguindo um estilo rpg. E realmente a construção desse mundo está bem-feita, cada um usa bem as habilidades dos seus personagens e filme faz piadas boas com os elementos dos vídeo games com um aventura muito eletrizante. 


O Gênio dos Vídeo Games (1989)


 

Indo adora para uma recomendação mais simples, O Genio do Video Game de 1989 foi um dos primeiros filmes a falar sobre esse mundo de jogos eletrônicos, trazendo muitos jogos populares da época para sua história. Nela acompanhamos Jimmy, um garoto recluso e que não é compreendido por sua família, mas é levado por seu irmão mais velho Corey para uma viajem até a Califórnia, até que analisando todas as habilidades de Jimmy nos jogos, Corye o coloca num torneio de vídeo game.

 Apesar desse ser um filme realmente mais simples que os demais da lista ele ainda traz muita coisa boa, mostra bem como era o mundo gamer da época, os jogos mais populares, acessórios e serviços usados, fora o final do filme ter um ligação com Super Mario Bros 3 que deve ter feito a alegria de muitos jogadores da época, por tudo isso esse filme realmente merece o status cult que tem.

 

Menção Honrosa: Super Mario Bros Show (1989)



 
Agora uma menção honrosa ao desenho clássico dos irmãos Mario, criado em 1989, ele concerteza foi um dos principais responsáveis não só pela popularização da franquia, mas também por estabelecer muitos elementos importantes da história que tem nos jogos até hoje.

Outros destaques desse desenho era tanto os quadros com atores interpretando os irmãos que passava antes dos episódios que era bem divertido e a dupla davam vida mesmo aos personagens. A dublagem que eternizou várias frases icônicas do Toad até hoje e o carinho que se tinha para realmente fazer um desenho divertido para os fãs dos vídeo games.

Menção Desonrosa: Super Mario Bros (1993)


Para finalizar um item que é o completo oposto da lista, talvez todo fã do Mario saiba que muito antes dessa atual e fiel animação em 1993 tivemos um live action dos irmãos Mario, porém sendo o completo oposto de tudo que você espera de um filme com esses personagens. 

O filme é infame, pois descaracteriza tudo que é o universo do nosso encanador favorito, incluindo os personagens. E não se pode nem culpar a falta de informação ou história, pois naquela época esse universo já está vem consolidado e esse filme consegue ter as piores escolhas possíveis  é considerado um dos piores filmes do gênero. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?