Chocolate é bom o ano inteiro, mas durante o período da Páscoa o consumo da guloseima aumenta consideravelmente, o que pode trazer sérios riscos à saúde. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar quem exagerou no chocolate a retomar uma alimentação saudável, sem gerar danos ao organismo.
O primeiro passo nesse processo é entender que quando comemos muito chocolate, em um período curto de tempo, nosso organismo acaba sofrendo com os picos de açúcar, elevando a glicemia (ou o açúcar do sangue) de forma muito rápida.
Com isso, o corpo libera grandes quantidades de insulina, que é o hormônio que coloca o açúcar dentro dos músculos e se transforma em energia. Esse aumento gera uma vontade de consumir doce durante um longo período e em intervalos muito curtos.
Uma forma de manter o controle desse desejo por chocolate ou doçura é mudar os hábitos após esse período de Páscoa. Confira alguns que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate:
Água
A água é fundamental para o nosso organismo todos os dias, principalmente após uma ressaca ou depois de uma overdose de chocolate. Consumir muitos líquidos é essencial para retomar a saúde do corpo. A dica é dar preferência para água e sucos.
Controle o carboidrato
Dar tempo na ingestão de pães, biscoitos, macarrão é fundamental após exagerar no chocolate. Nas refeições, priorize as saladas e, se não puder reduzir muito o carboidrato, dê preferência para batata doce, inhame e mandioca.
Invista em chás
Uma boa dica para ajudar o seu corpo a digerir todo doce que você comeu no fim de semana é tomar alguns chás digestivos, como boldo, alcachofra, carqueja, espinheira santa, alecrim e hortelã.
E se sobrou muito ovo em casa, mantenha o controle. Nesses casos, o ideal é congelar o chocolate e usá-lo aos poucos, ao longo do ano. Ou, se preferir, outra sugestão é usar o que sobrou em uma sobremesa.