02/05/2023 às 08h54min - Atualizada em 02/05/2023 às 08h54min

Mosqueiro ganha um Terminal Hidroviário para 27 mil pessoas

O terminal hidroviário se tornou, imediatamente, mais uma atração turística em Mosqueiro: a Prefeitura vai administrar o terminal, após critérios a ser definidos em estudo

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Joyce Ferreira/Comus

O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 1º, Dia do Trabalhador. O espaço, próximo à praça Matriz, no bairro da Vila, vai beneficiar 27 mil pessoas de região, incluindo ribeirinhos de vários municípios.


O terminal foi construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Permanece sob responsabilidade federal até ser entregue, à Prefeitura de Belém, para administração: sem data prevista, pois depende de trâmites necessários ainda não iniciados. 


Estrutura 


O investimento no terminal foi de quase R$ 7 milhões. São estruturas de concreto armado para muro de contenção; cais flutuantes de 20 metros de comprimento; terminal de passageiros; hall cultural e de espera; banheiros; quatro salas institucionais; guarda-volumes; três lanchonetes; salão para alimentação; guarita de segurança.


Para a aposentada Lúcia Santos, de 58 anos, o terminal fluvial vai trazer mais facilidade para o seu deslocamento até Belém. "É muito necessário, porque o trânsito é muito ruim. Vai facilitar a nossa vida, preciso ir a Belém duas vezes por semana e enfrento um trânsito horrível", comentou.


A instalação portuária pública de pequeno porte (IP4), como é tecnicamente chamado o terminal, tem capacidade para receber 27 mil pessoas. A diretora de infraestrutura aquaviária do DNTI, Karoline Lemos, destacou o trabalho do órgão para beneficiar os moradores e quem frequenta a ilha. "Essa obra foi feita com muito cuidado pela equipe técnica do DNIT. Essa IP4 vai trazer um desenvolvimento para região, garantindo um transporte seguro", destacou Karoline. 


Linha fluvial experimental


A inauguração contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho; de representantes do DNTI; e do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, entre outras autoridades. Edilson Moura destacou o benefício da estrutura para a população e para a economia de Belém e de Mosqueiro. 


"Quando temos a parceria entre o governo federal, estadual e municipal o benefício é total", destacou Edilson Moura. "Será muito importante para o turismo, para a mobilidade dos moradores".


Também foi anunciado que a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está finalizando o estudo técnico operacional e de viabilidade econômico-financeira para realizar um grande sonho de Belém e Mosqueiro: a implantação, em caráter experimental, da linha fluvial Belém/Mosqueiro até o final de maio.


O governador Helder Barbalho ressaltou o uso de transporte fluvial. "As pessoas passarão a ter o que temos de mais fantástico que são os nossos rios para uso do transporte e facilitando a vida dos moradores". O governador anunciou que a partir desta terça-feira, 2, a linha que faz o trajeto de Soure até Belém terá parada no terminal de Mosqueiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?