03/05/2023 às 08h58min - Atualizada em 03/05/2023 às 08h58min

Detran inicia campanha do Maio Amarelo com ação conjunta no estacionamento do Mangueirão

Os presentes se reuniram no estacionamento do Mangueirão para um ato que marcou o início da programação do órgão

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação

Com o objetivo de debater a segurança viária e mobilizar a sociedade paraense para a conscientização sobre a redução de acidentes no trânsito, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta terça-feira, 2, uma ação conjunta de abertura da programação do movimento Maio Amarelo no Estado. 


Já nas primeiras horas da manhã, os presentes se reuniram no estacionamento do Mangueirão para um ato que marcou o início da programação do órgão, que durante todo o mês de maio, realizará ações em escolas, empresas, universidades e vias, além de um simpósio sobre segurança viária.


A programação contou com um momento de confraternização entre os presentes, visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e blitz educativa com distribuição de laços representativos do movimento e orientação aos condutores.


Eulene Moreira é operadora de caixa e estava a caminho do trabalho quando foi abordada durante a ação e relatou o quanto a imprudência no trânsito já impactou a sua família. "Tenho um tio que já sofreu um acidente por imprudência de outra pessoa e teve inclusive que ter a perna amputada, foi uma situação muito triste para toda a família, então eu acho muito importante ter consciência no trânsito. Parabéns pela iniciativa".


"O Detran terá um mês inteiro de programação e hoje, nesta abertura, estamos nos juntando aos demais órgãos nesse abraço coletivo para que todos tenhamos um mês de muito trabalho de conscientização sobre segurança viária e muitos frutos para a sociedade", afirma José Bento Gouveia, diretor técnico- operacional do Detran.


O evento contou com a presença de representantes da Mônaco Motocenter, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), grupos de ciclistas, como o Confraria das Bikes Pará, Feras do Asfalto, Os Papas, mototaxistas e de diversos órgãos municipais de trânsito, entre eles o de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Abaetetuba, Paragominas, Ulianópolis e São Félix do Xingu, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e órgãos estaduais. 


Ery Santos é inspetor de fiscalização de trânsito do município de Paragominas e ressalta a importância da presença do município na ação. "É um movimento importante para conscientização das pessoas sobre acidentes de trânsito em todo o Brasil e também no nosso município estamos realizando ações em parceria com o Detran, com projetos educativos, conscientizando o condutor sobre a importância de dirigir com cuidado, uso do cinto de segurança, capacete e direção defensiva", conta. 


Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro.


No Pará, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que enfatiza a redução de acidentes em todo o Estado, a partir da observação de fatores de risco, especialmente as ocorrências provocadas pelo não uso do capacete.


"O movimento Maio Amarelo completa dez anos hoje e essa parceria entre Detran, Semob e demais órgãos de segurança é fundamental, para que possamos mostrar que o respeito no trânsito é o mais importante, observando os fatores de risco, os demais atores do trânsito e a si próprio, para que tenhamos uma redução da violência", conta Manoel Pinheiro, representante da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (SeMob) e, na ocasião, também representando o Observatório Nacional de Segurança Viária.


Este ano, a campanha completa 10 anos, e tem como tema "No trânsito, escolha a vida". A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, destaca a importância desta temática na construção de um trânsito mais seguro e humanizado.


"Hoje estamos iniciando a campanha do Maio Amarelo que visa especialmente a conscientização de que no trânsito a escolha precisa ser a vida, através da observância dos fatores de risco no trânsito, para que possamos diminuir os índices de morte e acidentalidade nas vias".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?