03/05/2023 às 13h30min - Atualizada em 03/05/2023 às 13h30min

Asma: saiba como se prevenir de crises e manter o controle da doença

Apesar de não ter cura, doença pode ser controlada e tornar-se menos aguda

Paloma Lobato
Freepik.com

O Dia Mundial de Combate à Asma é celebrado nesta terça-feira (3). A data chama atenção para a importância do controle da doença, que não possui cura. Porém, o tratamento de forma adequado pode reduzir os sintomas e ampliar a qualidade de vida dos pacientes. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a manter o controle da asma no dia a dia.


O primeiro passo é saber que a asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns na população brasileira. A doença se manifesta com sintomas como chiado no peito, tosse, respiração rápida e curta, dificuldade para respirar, além do desconforto torácico. 


Medidas para evitar crise asmática


Manter o controle da doença pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Algumas medidas podem ajudar, e muito, a evitar as crises asmáticas. Entre as principais medidas estão: evitar acúmulo de sujeira ou poeira; manter sempre lençóis, fronhas e redes limpos; evitar contato com cortinas e tapetes, além de contato próximo com animais domésticos; evitar contato com mofo e pólen de flores; evitar cheiros fortes, como desinfetantes e água sanitária. A dica é priorizar produtos neutros; não fume; tome vacina da gripe; pratique atividades físicas regularmaente, com acompanhamento profissional; tenha uma alimentação saudável e evite consumo de alimentos com corantes e conservantes; beba bastante água e mentanha o peso ideal. 


E em casos de crise asmática, busque ajuda médica. O importante é se prevenir e manter a saúde em dia. Cuide-se!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?