05/05/2023 às 08h57min - Atualizada em 05/05/2023 às 08h57min

Detran inicia ações educativas no trânsito para alunos de escolas públicas

Atividades lúdicas e exibição de vídeos fazem parte da programação, já realizada nas escolas Bento XV e Paulo Maranhão, na Região Metropolitana de Belém

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Leandro Oliveira/Ascom Detran

Conscientizar crianças e adolescentes nas escolas sobre comportamento seguro no trânsito é um dos objetivos da campanha Maio Amarelo, realizada no Pará pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Já nesta primeira semana, duas escolas receberam ações da Coordenadoria de Educação do órgão.


Na manhã desta quinta-feira (04), os agentes de educação estiveram na Escola Bento XV, levando atividades para alunos do ensino infantil e fundamental. As crianças assistiram a vídeos educativos de trânsito, participaram de atividades lúdicas e receberam livros de pintura com a temática do trânsito.


A Escola Estadual Paulo Maranhão recebeu a equipe na manhã de quarta-feira (03), com programação para alunos do ensino fundamental. Quatro turmas receberam orientações, assistiram a vídeos educativos, participaram de jogos de aprendizado, incluindo Jogo do Aprendiz, um material desenvolvido pelo órgão para o aprendizado sobre trânsito de maneira lúdica.


"Aprendi muitas coisas sobre o trânsito. O uso do cinto de segurança e a importância do uso da cadeirinha para as crianças menores, mas principalmente sobre o uso do capacete na moto. Achei que só quem dirigia deveria usar, mas o passageiro também", contou Ana Beatriz Dias, aluna do 6º ano.


Função social


Cláudia Costa, diretora da Escola Estadual Paulo Maranhão, considerou muito “importante trabalhar o trânsito com os nossos alunos, uma vez que a função da escola não é só o repasse de conteúdos. Tem uma função social que abrange essas questões, e os alunos utilizam diversos meios de transporte. É importante para que eles tenham consciência".


Além de escolas públicas, a programação do “Maio Amarelo” prossegue ao longo do mês com a realização do Simpósio sobre segurança viária e Pit stop educativo na Avenida Centenário, para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância coletiva de garantir um trânsito seguro para todos. O Detran promoverá ainda palestras nas empresas e mesa-redonda sobre os desafios de ciclistas e motociclistas.


"A campanha do Maio Amarelo visa especialmente à conscientização de que no trânsito a escolha precisa ser a vida, através da observância dos fatores de risco no trânsito, para que possamos diminuir os índices de morte e acidentalidade nas vias. Dentro deste contexto, realizar a programação nas escolas é fundamental para formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito", enfatizou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?