05/05/2023 às 09h00min - Atualizada em 05/05/2023 às 09h00min

Mangal tem novos animais para impulsionar enriquecimento genético

Em Belém, o Parque Zoobotânico tem 42 espécies de animais e é referência para a reprodução e a reabilitação de aves, como os guarás, por exemplo

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
David Alves/Agência Pará

Dois flamingos e dois cisnes percorreram mais de três mil quilômetros, do sudeste brasileiro à capital paraense, Belém, onde passam por período de adaptação no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, referência em reprodução e reabilitação de aves da região Norte.


Os animais viviam no Zooparque Itatiba, em São Paulo, e, a partir de agora ficaram em definitivo, na capital paraense. Eles passarão por um período de quarentena e adaptação. De acordo com o Mangal, especialistas estão analisando o comportamento das aves em relação à nova alimentação e à mudança de clima, que apresenta características diferentes da registrada na região sudeste do Brasil. Somente após esse período é que as aves serão soltas e ficarão ao ar livre no parque estadual.


Em contrapartida, doze guarás e duas Arapapás criados no Mangal foram doados para o instituição itatibense. O objetivo principal da permuta entre os zoológicos é fazer um enriquecimento da carga genética. 


“Apesar de já termos, por exemplo, flamingos no Parque, a chegada de novos animais traz novos traços genéticos que estimulam a reprodução. De mesmo modo, a chegada de novos animais, como é o caso do casal de cisnes de pescoço preto, que ainda não temos no Parque, e consideramos interessante inserir. Além disso, a permuta permite também a reprodução dos guarás em outros estados, onde a reprodução pode apresentar menor contingente”, explicou Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal das Garças. 


Referência nacional 


Atualmente, 42 espécies de animais convivem na fauna do Mangal das Garças. O espaço é reconhecido nacionalmente pelo trabalho realizado com animais, especialmente em reprodução e reabilitação de aves. O Parque é o primeiro do Brasil a realizar a reprodução assistida do guará, atividade que já repercutiu em diversas permutas com outras instituições brasileiras.


Serviço


A visitação no Parque Zoobotânico Mangal das Garças ocorre de  terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Nas segundas-feiras, o parque fecha para manutenção.


O Espaço fica na rua Carneiro da Rocha, s/n, no bairro Cidade Velha, em Belém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?