12/05/2023 às 08h13min - Atualizada em 12/05/2023 às 08h13min

Dia das Mães: Equatorial Pará dá dicas de como escolher os produtos eletrônicos e elétricos

Distribuidora de energia orienta sobre o que deve ser observado na hora de comprar e usar os aparelhos.

 
 
 
No próximo domingo, 14, é comemorado o Dia das Mães e, em meio a várias opções de presentes, muitas pessoas optam pelos aparelhos eletrônicos e elétricos, desde os utensílios de cozinha e limpeza aos dispositivos portáteis como o smartphone, por exemplo. Por isso, ao escolher novos aparelhos, é importante estar atento à eficiência energética e à segurança desses produtos.
 
Aparelhos instalados ou usados de maneira incorreta podem causar desperdício de energia elétrica e até provocar acidentes. Portanto escolher bem os aparelhos e saber usá-los é fundamental. Ao comprar um novo equipamento elétrico, por exemplo, é importante observar o selo Procel do produto, pois os avaliados com selo A são mais econômicos e eficientes energeticamente.
 
Quem pretende comprar smartphones ou tablets, deve sempre lembrar de tirar o carregador da tomada quando não estiver sendo utilizado. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal.
 
Segundo Willian Melo, da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, essas dicas são importantes para que o presente não se torne um gasto desnecessário no futuro. “Ter cuidado ao escolher os produtos, ao optar por aqueles que têm selo A, e lembrar de utilizar carregadores somente quando necessários são ações que parecem simples, mas que impactam positivamente na prática de consumo energético eficiente”, destaca William.
 
Confira outras dicas de segurança e economia:
 
Prefira produtos com tecnologia LED: esse tipo de aparelho proporciona maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental;
 
Verifique as especificações técnicas: antes de adquirir um produto eletrônico, verifique as especificações técnicas para saber se ele é indicado para as necessidades. Além disso, é importante verificar se o produto possui proteção contra sobrecarga e curto-circuito;
 
Instale corretamente: para garantir a segurança de todos que residem no local, é importante instalar corretamente o produto eletrônico e evitar sobrecargas na rede elétrica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?