18/05/2023 às 08h53min - Atualizada em 18/05/2023 às 08h53min

Quatro brasileiros são presos por transportar R$ 26,7 milhões em cocaína durante cruzeiro

Os suspeitos foram recrutados pela maior facção criminosa de São Paulo

Com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Reprodução

A polícia francesa prendeu um grupo de brasileiros composto por três mulheres e um homem, que estava a bordo de um navio de luxo durante escala em Marselha, cidade portuária no sul da França. A informação chegou às autoridades do país europeu na última segunda-feira (15). O grupo se passava por turistas e influencers do Instagram, mas levavam 95 kg de cocaína escondidas nas malas. 


Os agentes da França informaram que a droga encontrada foi avaliada em cinco milhões de euros, valor equivalente a R$ 26,7 milhões. Os brasileiros foram presos no dia 2 de maio no cruzeiro Costa Favolosa, que saiu do Brasil no dia 18 de abril. Os investigados revelaram em seus depoimentos que foram recrutados pela maior facção criminosa de São Paulo e que deveriam atuar como mulas do tráfico internacional de drogas. 


A cocaína foi descoberta após os seguranças estranharam o comportamento de um casal de brasileiros, segundo informações da imprensa francesa. Após desembarcarem do navio, o casal foi visto com uma mala de rodinhas voltando para dentro da embarcação, pois perceberam que seriam abordados pelos policiais. 


A mulher que estava acompanhada de outro brasileiro jogou sua bolsa no mar, após tentar recuar ao ver a polícia se aproximando. Dentro da mochila foram encontrados 8,4 kg de cocaína. Os policiais revistaram a cabine onde a brasileira estava. No quarto, os agentes encontraram um recibo de reserva de outra cabine, em nome de outras duas brasileiras, no qual já tinham desembarcado. 


Na outra cabine, os policiais localizaram o acompanhante da brasileira que jogou a mochila com drogas no mar. Também foram encontrados mais 86,4 kg de cocaína embaixo da cama. As outras duas brasileiras foram presas quando souberam que o falso casal havia sido detido pela polícia.


As duas brasileiras já haviam entregue outras duas malas que estavam em um apartamento alugado pela plataforma AirBnb, na região de Marselha. Porém, foram detidas ao voltarem para o navio, como forma de tentar resgatar o restante dos entorpecentes. No depoimento, os quatro brasileiros, com idades entre 26 a 31 anos, assumiram o envolvimento com o tráfico internacional de drogas e admitiram que foram recrutados para leva uma carga de cocaína para a Europa. 


Os suspeitos não detalharam como as drogas foram passadas ou se costumavam operar juntos. Os investigadores tentam descobrir se havia drogas nas malas em que as duas mulheres chegaram a despachar no apartamento alugado. A polícia também busca identificar quem pegou as bagagens e fez a reserva do imóvel.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?