18/05/2023 às 09h39min - Atualizada em 18/05/2023 às 09h39min

'Pit stop' educativo do Detran orienta condutores sobre segurança no trânsito

Ação integra a campanha Maio Amarelo, por um trânsito mais seguro, e, nesta quarta-feira (17), levou informações para motoristas, pedestres e ciclistas

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Asdecom/Detran

Os condutores de carros e motocicletas que passavam pela avenida Centenário, em Belém, na manhã desta quarta-feira (17), foram surpreendidos com uma ação de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O pit stop educativo integra as ações do Maio Amarelo realizadas pelo órgão ao longo do mês para orientar e conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre comportamento seguro nas vias e rodovias do estado. 


Durante as abordagens os condutores assitiram a um vídeo sobre fatores de risco que mais comprometem a vida no trânsito, entre eles o não uso do capacete, o excesso de velocidade e a prática de beber e dirigir. 


"Hoje estamos aqui, nesta ação, conversando com os condutores para mostrar a eles a importância de observar a legislação de trânsito e evitar atitudes imprudentes que podem levar a lesões graves e até à morte”, explicou a diretora geral do Detran, Renata Coelho.


A iniciativa contou com a presença dos representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Souza e Fábio Vargas, que estão percorrendo as regiões e estão em Belém para participar das ações do Maio Amarelo do Detran.


“O Maio Amarelo vem crescendo a cada ano e isso tem trazido aos condutores uma conscientização maior da importância de dirigir com segurança. A vida tem que estar em primeiro lugar e aqui no Pará temos notado muitos problemas e que precisamos estar juntos, municípios, Estado, governo federal e iniciativa privada para enfrentar essa realidade e levar informações sobre segurança viária às pessoas para diminuir esses índices”, destacou Maria Alice, diretora de segurança no trânsito da Senatran. Segundo ela, o Brasil ocupa a terceira posição mundial em números de sinistros de trânsito, perdendo apenas para a China e Índia.  


Os condutores abordados pelos agentes de educação do Detran apoiaram a iniciativa. A Vanessa Lourinho trabalha como motorista de aplicativo e disse que ações como essa devem se repetir diariamente para tentar conscientizar mais pessoas. “As mulheres são mais conscientes no volante e a gente ouve relatos de pessoas que param de dirigir por não suportarem o trânsito de Belém, então é preciso, sim, mais ações como esta e o Detran está de parabéns por ter essa iniciativa”, avalia. 


O pit stop teve como foco os motociclistas. Dados dos órgãos de trânsito com atuação no estado mostram que em 2022 a infração mais recorrente foi conduzir motocicleta sem o uso do capacete de segurança, com 69.329 autuações. Mais de mil motociclistas se envolveram em sinistros no Pará. 


“Mais um ano que a gente acompanha o Detran nesse trabalho incansável de conscientização, principalmente para nós, que somos as maiores vítimas de acidentes. Falta essa consciência da própria categoria de usar equipamentos de segurança e observar as leis de trânsito”, ressaltou Alessandro Félix da Silva, representante estadual dos trabalhadores em motocicletas, motoboys e mototaxistas do Pará. 


Willame de Leão támbém atua como motorista de aplicativo e sabe dos riscos de acidentes no trânsito. “A gente fica exposto todos os dias no trânsito e a verdade é que ainda previsamos estar mais atentos, sermos mais prudentes porque é através da educação que vamos evitar acidentes”, pontuou.  As ações do Maio Amarelo prosseguem até o final do mês em escolas, faculdades,  empresas e vias públicas.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?