19/05/2023 às 13h31min - Atualizada em 19/05/2023 às 13h31min

Sofre com insônia? Veja 10 dicas para dormir melhor

Algumas dicas podem ajudar na manutenção de uma boa noite de sono

Paloma Lobato
Freepik.com

De cada três brasileiros, pelo menos um sofre com insônia, um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Apesar de parecer algo comum, esse tipo de problema pode trazer sérios riscos à qualidade de vida. 

Entre os principais motivos que causam a insônia estão grandes expectativas, preocupações, rotina muito corrida e o estresse. Além disso, dores em qualquer parte do corpo, uso de alguns medicamentos, doenças respiratórias e reumáticas, também podem tornar uma noite de sono um verdadeiro pesadelo. 


A boa notícia é que existem formas de prevenir e tratar a insônia. Uma delas é realizar a chamada higiene do sono, que corresponde a limpar tudo aquilo que pode atrapalhar pegar no sono. 


Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem e vão ajudar nesse processo para dormir melhor. Confira:


1- Adote horários regulares de sono: criar uma rotina para deitar e levantar é essencial, mesmo nos fins de semana. 


2- Evite dormir muito durante o dia: tirar uma sonequinha durante o dia é sempre muito bom, mas tenha cuidado para esses cochilos não interferirem no sono noturno. 


3- Faça atividade física pela manhã ou à tarde: muita gente prefere treinar durante o período noturno, mas esse tipo de atitude pode se tornar um problema para quem tem dificuldade para dormir, já que a prática de exercícios pode deixar a pessoa mais agitada. 


4- Não tome bebidas com cafeína à noite: corte bebidas como café, chá-preto, chá-mate, refrigerantes e energéticos. Esses tipos de bebidas devem ser evitados até cinco horas antes de dormir. 


5- Coma alimentos leves no jantar: consumir alimentos ricos em proteína pode atrapalhar o sono. Opte por opções mais leves para induzir o sono. 


6- Não consuma bebidas alcoólicas: apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo ele pode provocar agitação. O recomendado é evitar o consumo de bebida alcoólica até seis horas antes de dormir. 


7- Diminua a exposição à luz durante a noite: criar um ambiente mais escuro antes de dormir é fundamental para a produção de melatonina, que é o hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para o sono. A dica é evitar lâmpadas fortes, telas de computador e celulares. 


8- Crie um local aconchegante para dormir: o ambiente para dormir faz toda a diferença. Portanto, crie um ambiente totalmente escuro e silencioso. 


9- Aposte em atividades relaxantes: use o período da noite com atividades como ler, pintar, bordar, escutar músicas calmas e meditar. Essas ações podem contribuir na preparação do sono. 


10- Evite "brigar" com a insônia: ir para a cama sem sono não ajuda. A orientação é fazer alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação, como ler ou assistir a um programa de TV enfadonho. Caso desperte, busque retomar essas atividades até sentir sono novamente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?