23/05/2023 às 09h27min - Atualizada em 23/05/2023 às 09h27min

Incêndio supostamente criminoso destrói escola indígena em Santarém

Trinta cadeiras foram destruídas, além de um motor gerador de energia, foram destruídos pelas chamas. A Polícia Civil investiga o caso

Com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Reprodução/Instagram

Um incêndio supostamente criminoso atingiu a escola Surara Emília Arapiun, localizada na aldeia Akayú Wasú, na região do rio Arapiuns, em Santarém, no oeste paraense, na madrugada desta segunda-feira (22). Trinta cadeiras foram destruídas, além de um motor gerador de energia, foram destruídos pelas chamas. A Polícia Civil do Pará investiga o caso. Moradores da área relataram que era por volta das 2h quando uma pessoa suspeita foi vista saindo de uma bajara, ateando fogo na escola indígena.


Por meio das redes sociais, o Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (Cita) denunciou o caso e informou que as devidas providências já estão sendo tomadas. “Escola do Arapiuns é queimada criminosamente. A escola indígena Surara Emília Arapiun, localizada na aldeia Akayú Wasú, no rio Arapiuns, foi incendiada durante essa madrugada (22/05). O Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns, juntamente com as lideranças da aldeia, já está tomando as devidas providências e, em breve, daremos mais informações acerca do ato criminoso e lamentável​​ que ocorreu”, diz a publicação.


Rogério Arapium, cacique da aldeia Akayú Wasú, informou que já existe uma suspeita acerca dos autores do crime. “Estamos tomando as providências aqui na delegacia e, com certeza, vamos encontrar e fazer justiça. Sim, nós já temos uma suspeita de quem foram os autores do crime, ouvimos barulho de rabeta e também tinha um grupo de pessoas bebendo nesta noite lá. Sabemos que é um grupo de pessoas que atearam fogo”, lamentou o cacique, em um vídeo publicado nas redes sociais do Cita.


Por nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém lamentou o ocorrido. “A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Santarém e acompanha as investigações a respeito do incêndio registrado na madrugada desta segunda-feira (22), na escola municipal indígena Surura Emília, localizada na Aldeia Akayuwasu, comunidade de São Miguel, rio Arapiuns. O primeiro levantamento registrou que cerca de 30 carteiras escolares e um motor de luz foram consumidos pelo fogo”, informou a secretaria.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?