02/06/2023 às 08h44min - Atualizada em 02/06/2023 às 08h44min

Prefeitura de Belém promove ações de saúde mental e prevenção de violência nas escolas

Reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, desde o último dia 17

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Com o objetivo de fortalecer os conhecimentos sobre saúde e prevenção de violências, com acolhimento que pode ser promovido tanto por profissionais da saúde como da educação, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realiza desde o último dia 17, todas quartas-feiras, por distrito, a formação "Promoção em Saúde Mental e Violências nas Escolas".

A ideia do evento é associar a saúde mental à prevenção de violências dentro das escolas, fazendo uma reflexão junto aos profissionais da saúde e da educação ao abordar o que é violência, como ela se manifesta, de que forma essas situações podem chegar aos profissionais e de como essa escuta, essa troca de informações, pode ser realizada.

“A gente conseguir fortalecer os conhecimentos sobre saúde e violências neste território tanto dos profissionais da saúde como da educação é muito gratificante", explicou a assessora da Referência Técnica de Saúde Mental, Samanta Simões. "Hoje trabalhamos com esses profissionais de forma integrada, e houve outros momentos que foram trabalhados com profissionais da saúde por distritos, entendendo que esse território é importante ser considerado no processo de cuidado”.

O enfermeiro Reinaldo Almeida, que participou da formação, ressaltou que foi muito útil para tirar dúvidas sobre como proceder em situações de busca por atendimento. “Hoje em dia, observo que os jovens não procuram as unidades de saúde. A partir dessas vivências de hoje, a gente pode estar criando mecanismos de ações nas escolas, para passar para esses jovens a importância de cuidar da saúde mental”, explicou Reinaldo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?