13/12/2019 às 15h30min - Atualizada em 13/12/2019 às 15h30min

Pará celebra o Dia Nacional do Forró

A data, que também marca o dia do nascimento de Luiz Gonzaga, é festejada por artistas locais que abraçaram o ritmo

Elck Oliveira
Jornalista do belem.com.br
O músico manauara Tista Lima não abre mão de cantar e celebrar o forró com o seu projeto FoleBrazil (Foto: acervo pessoal)
  
Nesta sexta-feira (13), comemora-se o Dia Nacional do Forró. A data marca o aniversário de um dos maiores forrozeiros de todos os tempos: o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, também conhecido como o Rei do Baião. Mesmo sendo um estilo musical originário do nordeste brasileiro, aqui na Amazônia também são muitos os apaixonados pelo ritmo.
 
O músico manauara Tista Lima, que reside no Pará há nove anos, é um desses aficionados. Ele conta que ainda na infância ganhou o seu primeiro instrumento, um violão. Mais tarde, passou a tocar teclado e, na adolescência, começou a estudar e tocar piano. Filho de cearense, um pouco depois Tista abraçou o acordeon (ou sanfona, como é chamado popularmente), uma paixão da qual ele não abre mão.
 
No ano passado, Tista colocou em prática um projeto que exalta o forró, o FoleBrazil, especializado no chamado pé de serra, ou seja, naquele em que se prioriza os elementos fundamentais do estilo (sanfona, zabumba e triângulo). É um projeto musical por meio do qual ele e outros músicos convidados se apresentam em eventos, clubes e festas pelo Estado.
 
“Eu adoro o que faço, faço com muito amor, então, onde estiver minha sanfona e minha voz estarei agraciado”, resumiu.
 
A bailarina Lívia Oliveira, formada em dança, trabalha no Centro de Cultura Sesc Ver o Peso e na rede estadual de ensino. Tem experiência de dez anos na área da dança de salão e já passou por algumas companhias e grupos de dança da capital paraense. Maranhense de nascimento, ela gosta muito de forró, xote e arrasta pé em geral.
 
“Adoro dançar o forró e ensinar, por ser tão tocado e ser um ritmo midiático. A procura por parte dos alunos é muito grande. Então, sempre estou ensinando pessoas a dançar o forró. Todo mundo quer sair dançando o ritmo mais tocado nas festas na atualidade”, explica.
 
Luiz Gonzaga
 
Nascido em Pernambuco, em 1912, Luiz Gonzaga foi uma das figuras mais queridas da música brasileira. Compositor, cantor e sanfoneiro, foi um dos maiores responsáveis pela divulgação dos ritmos nordestinos, como o forró, o baião, o xote e o xaxado. A música "Asa Branca", feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada em 1947, é considerada como um hino do Nordeste brasileiro até hoje.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?