05/06/2023 às 08h38min - Atualizada em 05/06/2023 às 08h38min

Estado promove em Altamira capacitação para aperfeiçoar atendimento a pessoas com autismo

A Sespa também entregou 107 carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Luyann Rodrigues/Divulgação
A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou na tarde deste sábado (03), em Altamira, uma ação itinerante com palestras de capacitação para profissionais que atuam com pessoas com transtorno do espectro autista, e o público interessado na temática.

“Nosso objetivo é capacitar cada vez mais pessoas para que realizem atendimentos adaptados e sejam replicadoras de conhecimento por ainda mais espaços. O atendimento de pessoas com autismo possui especificidades que nós temos que estar atentos, pois isso é fundamental para garantir o bem-estar e a dignidade deles”, disse Nayara Barbalho, titular da Cepa.

Os temas abordados nas palestras foram: "Políticas Públicas Para o Autismo no Estado do Pará"; "Condutas e Abordagens no Autismo" e "Educação Inclusiva voltada para professores". À tarde foram entregues 107 carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea) para moradores de Altamira e municípios próximos. Outro serviço oferecido foi o cadastro para Cipteas que serão entregues já na próxima ação na cidade.

A programação teve ainda a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, na qual pessoas com autismo, familiares e associações voltadas a esse segmento divulgam e vendem seus produtos. “Esse espaço movimenta a economia e ajuda na divulgação de produtos e serviços. Já realizamos edições em outras cidades, e sempre que realizamos a Feira percebemos a necessidade de mais espaços que recebam este público não só como consumidor, mas também como produtor criativo”, destacou Nayara Barbalho. 

“Ações como essa são muito importantes, pois ajudam a descentralizar os atendimentos que acontecem geralmente em Belém. Por isso, esse trabalho tem sido fundamental para capacitar e alcançar mais famílias. O Pará está se destacando nacionalmente pela política pública voltada às pessoas com autismo, e o trabalho integrado que envolve cursos de capacitação, Feira do Empreendedorismo Inclusivo e o TEAlentos, por exemplo, mostram as várias facetas dessa população e a necessidade de ações desta natureza”, reiterou o secretário de Estado de Saúde Pública , Rômulo Rodovalho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?