08/06/2023 às 07h47min - Atualizada em 08/06/2023 às 07h47min

São José Liberto promove workshop para “Coleção de Joias de Nazaré 2023”

O público alvo são os empreendedores do Programa Polo Joalheiro e estudantes do 5º semestre do curso de bacharelado em design joias

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A “Coleção de Joias de Nazaré” é uma tradição dentro do Programa Polo Joalheiro, que completa 20 anos de realização pelo Espaço São José Liberto (ESJL), inspirada na fé da maior manifestação religiosa do mundo o "Círio de Nazaré”. 

Para dar início ao projeto, na próxima terça-feira (13) começa o Workshop de Geração de Produtos "Coleção Joias de Nazaré 2023", que se estende até sexta-feira (16), no horário de 14h às 18h, no auditório do ESJL. O workshop é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e será  ministrado pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Me. Rosângela Gouvêa Pinto.

O workshop tem como público alvo os empreendedores do Programa Polo Joalheiro (ourives e designers), além de estudantes do 5º semestre do curso de bacharelado em design joias.

A ação tem como objetivo desenvolver a coleção de joias com foco na religiosidade que envolve o “Círio de Nazaré”, visando a divulgação da cultura, história e tradições do Estado do Pará. Apresentando também, elementos da biodiversidade, utilizando no projeto o conceito de economia criativa, bioeconomia, visando o designer sustentável. Além do próprio fortalecimento dos elos dessa cadeia produtiva de joias religiosas autorais.

“Criar coleções de joias, requer uma imersão para explorar as ideias mais adequadas que garantam a unidade compositiva dentro do repertório proposto sobre o tema. E isso se dá através do uso de metodologias do design, principalmente nas fases referentes às técnicas de criatividade, posteriormente há o acompanhamento da confecção das joias e finalmente a exposição ao público”, explica a professora Rosângela Gouvêa Pinto.
 
Cronograma de atividade

13/06 – Palestra sobre o tema da coleção 2023 e técnicas de criatividade para geração de esboços;
14/06 – Levantamento de dados sobre os elementos do Círio e técnicas de criatividade;
15 e 16/06 – Criação e produção.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?