08/06/2023 às 08h47min - Atualizada em 08/06/2023 às 08h47min

Prefeitura de Belém recebe delegação cubana e apresenta ações em saúde e educação

A 26ª Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba será realizada em junho, na Universidade Federal do Pará (UFPA)

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Com a intenção de firmar futuras parcerias, a Prefeitura de Belém recebeu nesta quarta-feira, 7, a delegação de Cuba que participará da 26ª Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, marcada para os dias 8 a 11 de junho, no Centro de Convenção Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento buscar fortalecer os laços de irmandade entre Belém e Havana iniciados em 2004 e renovados em 2022.

Recepcionada pela secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, a delegação conheceu a Escola Municipal de Educação do Campo (EMEC) São José, inaugurada no dia 5 de maio, na Ilha Grande: a primeira escola da ilha que atende tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental. 

Saúde e educação para todos

A delegação também visitou a Unidade Básica de Saúde do Combu. O médico Bruno Jucá falou um pouco sobre alguns serviços: Estratégia da Família, atendimento odontológico, vacinação, exames laboratoriais, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nutricionista, Terapia Ocupacional e Psicólogo); Visitas domiciliares, entre outros. 
Carmem Diniz, professora aposentada, natural do Rio de Janeiro, elogiou as políticas públicas em saúde e educação desenvolvidas pela Prefeitura de Belém na região das ilhas. 

“É lindo o que vocês apresentaram aqui. Nós temos duas mil crianças na cidade do Rio de Janeiro que não têm escola, que não têm médico pra atendimento no SUS, que vivem na rua. E o que elas vão ser na vida se não puderem estudar? Hoje fico feliz de ver quantas crianças daqui estão estudando, vão poder ser formar e serem o que quiserem. Não são todas as crianças do Brasil que têm a sorte de ter uma escola como esta e estudar música, por exemplo”, destacou Carmem Diniz, que é militante do Movimento Sem Terra (MST). 

Parcerias

A partir desta visita e da Convenção, Prefeitura de Belém e delegação cubana começam a discutir algumas parcerias com universidades e escolas da captal paraense com Havana. Entre os projetos, o da construção em Belém de uma escola José Martí, além de fortalecer a saúde e a cultura.

“É muito bom receber a delegação cubana e mostrar o que é feito na saúde e na educação. A nossa escola de Educação do Campo tem uma pedagogia diferenciada, porque queremos que os alunos permaneçam aqui, morando e empreendendo aqui”, afirmou Araceli Lemos, secretária de Educação de Belém.    

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?