09/06/2023 às 08h47min - Atualizada em 09/06/2023 às 08h47min

Negociação com o Governo Federal propõe construção de cerca de mil novas moradias para Belém

O investimento será feito por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, que teve a recriação aprovada pela Câmara dos Deputados

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Durante reunião realizada em Brasília, nesta quarta-feira (7), com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, a Prefeitura de Belém negociou a contratação da construção de cerca de mil novas unidades habitacionais para a capital paraense.

O investimento será feito por meio do Programa Minha Casa Minha Vida,  que teve a recriação aprovada pela Câmara dos Deputados, também nesta quarta-feira, e agora  segue para votação do Senado, com prazo de avaliação até 14 de junho.

Adesão

"Belém vai aderir ao programa Minha Casa Minha Vida e, em breve,  nós vamos anunciar novas contratações para novas unidades habitacionais", informou o secretário municipal de Habitação,  Rodrigo Moraes, que participou da reunião com a Secretaria Nacional de Habitação, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O secretário também explicou que ainda é preciso aguardar a aprovação do Senado, para definir prazos e formalizar a adesão do Município. "Mas, nós já estamos conversando, estamos atrás de terrenos e dialogando com o Governo Federal,  para agilizar, o máximo possível, a aplicação desses novos investimentos", ressaltou Rodrigo Moraes.

"Nossa equipe está empenhada em garantir o direito de morar com dignidade a quem mais precisa, esse é um compromisso da atual gestão", complementou o secretário, destacando a importância para a população, "tanto para habitação, quanto para a economia e a geração de emprego e renda". 

Faixa de renda

A recriação do Minha Casa Minha Vida propõe também a retomada da faixa 1 de financiamento, para atender famílias com renda bruta mensal de até 2.640 reais. Propõe também o financiamento para reformas e melhorias em unidades habitacionais já construídas pelo programa anteriormente.

Retomada

Quase mil famílias já receberam unidades habitacionais desde o início da atual gestão, quando o prefeito Edmilson Rodrigues determinou prioridade nas ações e obras de moradia, inclusive com aplicação de recursos próprios do Município. Projetos que estavam paralisados, alguns há mais de 13 anos, foram resgatados e a meta é assegurar casa digna e própria para mais de 3.400 famílias vulneráveis até o final de 2024.

O prefeito Edmilson Rodrigues determinou a área de habitação de interesse social como prioridade da gestão. "Retomamos obras, entregamos apartamentos, e ganhamos prazo para concluir e dar dignidade, moradia digna aos moradores de Belém", lembra o prefeito. "Precisamos de muitos direitos, mas o direito à moradia é tudo o que sonha o ser humano, um abrigo para viver feliz”, declarou.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?