14/12/2019 às 14h00min - Atualizada em 14/12/2019 às 14h00min

Tucuruí resgata patrimônio histórico e cultural da cidade

Praça do Rotay, que não recebia reforma há 20 anos, foi devolvida à população completamente revitalizada

Selma Amaral
Jornalista do belem.com.br
A Praça tem uma relação de amor com a história e os moradores de Tucuruí e já é considerada o novo cartão postal da cidade (Foto: Mantena/ Decom-Tucuruí)
  
O prefeito Artur Brito, de Tucuruí, inaugurou, na noite desta sexta-feira (13), a Praça do Rotary, devolvendo um patrimônio histórico da cidade que há mais de 20 anos não recebia nenhuma reforma. O logradouro tem uma relação de amor com a história e os moradores de Tucuruí e já é considerado o novo cartão postal da cidade. A praça resgatou o antigo chafariz com jato d’água que alcança 30 metros de altura, passeios com acessibilidade, jardinagem, lixeiras com coleta seletiva, além da decoração especial de Natal. Mais de 1,5 mil pessoas prestigiaram o evento e não esconderam a emoção de presenciar o resgate de tão importante monumento.
 
Mais de R$ 200 mil foram investidos na obra. Em menos de dois meses foram levantadas todas as informações históricas do local, principalmente, sobre o chafariz. Muita gente marcou presença na praça desde cedo só para vê-lo funcionar novamente.
 
“Eu estou muito feliz por ter colaborado com essa obra, com esse amor por Tucuruí”, disse o secretário municipal de Obras, Diego Bustamante. A secretária Municipal de Meio Ambiente, Gleiciane Félix, também destacou a importância da obra e pediu cuidado com o espaço.
 
A Praça do Rotary está localizada entre as avenidas 31 de Março e Lauro Sodré, no centro de Tucuruí, trecho privilegiado com grande concentração de lojas comerciais e passagem praticamente obrigatória dos trabalhadores e moradores da cidade. O local foi inaugurado pela primeira vez em 1998 e sempre foi muito procurado pelos moradores pela beleza e pelo chafariz, sendo ainda cenário de muitas fotografias de famílias que moraram ou que ainda moram em Tucuruí, como também, os visitantes, que nesta época do ano voltam à cidade para rever os parentes e participar das festas de confraternização.
 
A dona de casa Keyla Suelen Machado, 31, estava muito emocionada. Ela se lembrou da infância e da avó, que a levava para passear na Praça do Rotary aos domingos.
 
“Tenho muitas recordações dessa praça e nesse momento me lembrei da minha avó, bateu uma saudade, uma emoção. Tenho fotografias daqui, quando eu era menina e estou muito feliz por voltar justamente nesse momento de reinauguração”, disse a mulher, que mora em Teresina, no Piauí, e veio para Tucuruí passar o Natal e o Ano Novo com a família.
 
O operário João de Souza foi um dos primeiros a chegar à praça para acompanhar a solenidade de inauguração. Ele é natural de Cametá, mas já mora em Tucuruí há 20 anos e se recorda de como a Praça do Rotary era bonita. “Eu me lembro de tudo. A Praça ficou mais linda, ainda”, lembra.
 
A solenidade de inauguração de Praça do Rotary movimentou a cidade desde cedo. Assim que o tapume foi removido, muita gente começou a se aproximar. O prefeito Artur Brito e convidados chegaram por volta das 19h30. O momento mais esperado foi o acionamento do sistema de funcionamento do chafariz. O público não queria perder o momento e registrar nas fotografias de celular a magia e o sentimento em ter volta uma obra tão querida.
Em seguida, o prefeito Artur Brito inaugurou o monumento “Eu amo Tucuruí”, depois descerrou a placa oficial de inauguração do logradouro. Em seu discurso, Brito agradeceu aos trabalhadores e servidores das secretarias de Obras e Meio Ambiente, além de anunciar que a cidade de Tucuruí, em breve, construirá um novo espaço de esporte e lazer na região do cais.
 
O prefeito também prestou contas de outras obras que estão em andamento na cidade como drenagem, pavimentação asfáltica, construção de postos de saúde, entre outras. “Nós enfrentamos muitos problemas, mas não paramos de trabalhar para deixar a cidade de Tucuruí com mais qualidade de vida para todos os moradores”, disse.
 
Entre os convidados que marcaram presença na inauguração estiveram os vereadores Francisco Vieira, Rony Santos, presidente da Câmara Municipal de Tucuruí, os vereadores Lucas Brito e Jorge Anderson, este último líder de governo na Câmara.
 
Os secretários de Educação, Roberval Marco; de Esporte e Juventude, Antônio Carlos de Souza; de Assistência Social, Nazidely Pantoja; de segurança, coronel Ana Laura Milhomem; de Administração, Nerice Almeida; de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hernandes Vaz, além da diretora do Departamento de Cultura, Andria Oliveira e a diretora de Departamento de Relações Comunitárias, Mary Leal.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?