12/06/2023 às 08h30min - Atualizada em 12/06/2023 às 08h30min

Pará registra número recorde de doação de órgãos e de córneas

Entre os meses de janeiro a abril, foram realizados 190 transplantes, sendo 3 de fígado, 24 de rim, 163 de córneas

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA, registrou um aumento histórico de doação e transplantes de órgãos nos quatro primeiros meses deste ano. Entre os meses de janeiro a abril, foram realizados 190 transplantes, sendo 3 de fígado, 24 de rim, 163 de córneas. 

Esse procedimento de alta complexidade só foi possível de ser realizado devido ao ato generoso de 100 famílias paraenses, que autorizam a doação de órgão. Destas, foram captados 222 órgãos e tecidos, o que resultou em 190 transplantes, superando a marca do mesmo período dos últimos dois anos.

O secretário de Estado da Saúde, Rômulo Rodovalho, destaca que a evolução desses índices é motivo de grande orgulho para o Estado e mostra a importância de um ato solidário, que é uma característica também dos paraenses.

"O serviço de captação de órgãos, coordenado pela equipe da Central de Transplantes, se transformou numa política de Estado, o que tem gerado resultado positivo. A doação é importante, pois cada rim captado, cada córnea, fígado, cada órgão transplantado é um paciente que ganha uma nova chance, uma nova possibilidade de estar na máquina de hemodiálise três vezes por semana passando a ter qualidade de vida”, disse o titular da Sespa.

Segundo a coordenadora da Central de Transplante, Ierecê Miranda, o estado do Pará teve o melhor quadrimestre da história no número de doadores de órgãos e de córneas. De 2021 para 2022, o índice cresceu 72%, passando de 28 para 101 doadores e em apenas quatro meses de 2023 foi registrado o mesmo número de doadores alcançado ao longo dos 12 meses do ano passado.

Atualmente, 10 comissões e uma Organização de Procura de Órgãos atuam em conjunto com a Central Estadual de Transplantes. A Sespa vem trabalhando na ampliação do Sistema Estadual de Transplantes como um todo. Até o ano de 2021 eram realizados apenas transplantes de rim e córnea, atuando desse modo por mais de duas décadas. Com o avanço nos trabalhos, agora já é possível realizar quatro modalidades de transplantes: rim, medula óssea, fígado e córnea.  

“Seja doador de órgãos, avise sua família. A doação de órgãos salva vidas”, reforçou Ierecê.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?