12/06/2023 às 11h29min - Atualizada em 12/06/2023 às 11h29min

Dia dos namorados e suas variações ao redor do mundo

Ah, o amor...

Flávia Rocha
Unsplash
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim (ou Valentine’s Day e Día de San Valentín) é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados.

Em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".

Origem

O dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.

No século III d.C., Valentim, um dos bispos da Igreja, celebrava casamentos de jovens cristãos que queriam levar adiante o sacramento do matrimônio. A instituição do casamento feria os interesses do então imperador Cláudio II,  já que ele acreditava que jovens solteiros guerreavam melhor. O imperador proibiu que se celebrasse o casamento, no entando, Valentim continuou levando a cabo suas atividades. Tendo contrariado as diretrizes do imperador, Valentim foi preso e, depois, decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C.

O seu martírio fez com que a Igreja Católica considerasse-o santo a posteriori.
 
Já aqui no Brasil, a data foi criada no ano de 1949, por João Dória, empresário do ramo de publicidade, como uma forma de fomentar o aumento de compras no mês de junho. O dia escolhido por Dória, no entanto, foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Desde então, a data do dia 12 de junho segue sendo a data do dia dos namorados no Brasil.
 
Dia dos namorados no Brasil

No Brasil a data ainda tem o objetivo de trocar presentes com seu parceiro(a), diferente de outros países que também se pode trocar presentes ou carinho com amigos ou familiares.

Outras diferenças que podemos notar é que várias lojas e centros da cidade ficam decoradas para celebrar a data, além de restaurantes e hotéis ficarem lotados no dia. Vemos muitas promoções e presentes exclusivos a fim de gerar maior lucratividade com a data comemorativa.

Dia dos namorados nos Estados Unidos

Sendo o país que começou e inspirou os demais, nos Estados Unidos a data possui o nome de ‘’Valentine’s Day’’, é bem comemorada por namorados, casais, casados, também é comum haver a troca de presentes entre pais e filhos. Para demonstrar seu amor, as pessoas usam cartões, chocolates, flores e presentes. Eles possuem 3 símbolos nesse dia: Rosas, corações e pombas.


Dia dos namorados no Japão

Há uma grande diferença na comemoração do Japão, em vez de ser apenas um dia, o ‘’Valentine’s Day’’ é dividido em dois dias. Um no dia 14/02 e outro um mês depois em 14/03, além de que lá eles normalmente só trocam doces.

No país, em fevereiro ocorre o ‘’Valentine’s Day’’ que só as mulheres presenteiam os homens com chocolate chamado ‘’Giri-choco’’(obrigação) que é entregue normalmente para amigos e colegas, mas também podem dar para seus interesses românticos, o ‘’Honmei-choco’’.

Em março eles chamam de ‘’White Day’’, sendo agora a vez dos homens de retribuir as mulheres, bem esperado de um país que educa sempre a retribuir as pessoas. Neste dia, homens dão chocolate branco, cookies para agradecer às mulheres que deram presentes a eles um mês atrás, e claro, para a mulher amada os homens dão presentes mais elaborados.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?