13/06/2023 às 08h38min - Atualizada em 13/06/2023 às 08h38min

Secretaria de Estado de Saúde Pública alerta sobre cuidados relacionados ao albinismo

No dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, o objetivo é desmistificar informações sobre a condição genética

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Freepik
Nesta terça-feira, dia 13 de junho, é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo. O objetivo é desmistificar informações sobre a condição genética que incide em uma a cada vinte mil pessoas no mundo.

O albinismo é uma desordem genética que afeta a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, olhos e cabelos. Logo, a condição caracteriza-se visualmente pelas peles que variam do branco ou amarelado ou amarronzado, cabelos totalmente brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados, e a cor dos olhos que variam de um azul muito claro até o castanho, podendo ser até avermelhados. 

Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar problemas graves como câncer de pele e doenças nos olhos, causando até cegueira. Como nosso Estado registra altas temperaturas, o cuidado deve ser reforçado pelos albinos que vivem no Pará. A falta de melanina torna o corpo sem qualquer proteção contra raios ultravioletas. Por isso, não é incomum encontrar albinos de 20 a 30 anos com câncer de pele avançado, principalmente os que moram em locais quentes.

A dermatologista Simone Bentes, do Hospital Ophir Loyola, apontou as principais recomendações para pessoas albinas: “São basicamente os mesmos para todos, só que redobrados: evitar a exposição solar direta ou indireta, principalmente entre 10h e 16h; usar acessórios como sombrinhas, chapéus, roupas de tecido com trama fechada; além de usar protetor solar com fator de proteção alto, acima de 50, devendo ser reaplicado a cada duas horas”, afirmou. Além da preocupação com a pele, é importante que, quando exposto ao sol, os albinos usem óculos escuros com proteção para raio solares, prescritos por oftalmologistas. 

Infelizmente, existe muito preconceito relacionado à população albina, ainda que seja uma condição não contagiosa e sem qualquer questão psicológica relacionada. Por isso a importância da celebração do Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, já que, em diferentes países, os albinos convivem com o risco de todo tipo de violência gerado pela ignorância sobre a condição.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?