14/06/2023 às 08h41min - Atualizada em 14/06/2023 às 08h41min

Santa Casa do Pará é referência para aperfeiçoamento do ensino na área da Saúde

A instituição é referência na área de saúde materno-infantil e mantém 13 programas de Residência Médica e Multiprofissional

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Desde o final dos anos 70, a Santa Casa do Pará vem formando médicos especialistas para prestarem atendimento qualificado na Região Metropolitana e no interior. Nestes mais de 45 anos da residência médica, na Santa Casa, as áreas que mais formaram especialistas são as de Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia.

A direção da Fundação Santa Casa do Pará observa que a instituição é referência na área de saúde materno-infantil e mantém 13 programas de Residência Médica e Multiprofissional, todos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ser um hospital é uma escola que aprimora profissionais para o mercado de trabalho. A maior parte desses profissionais são admitidos Brasil afora, o que contribui para a ampliação valiosa dos serviços de saúde à população brasileira.

Segundo Lindinalva Brasil, coordenadora de Ensino da Fundação Santa Casa do Pará, a instituição contribui de forma direta à formação de habilidades para os discentes da área da Saúde, com a educação no contexto hospitalar.

“Atualmente, há uma demanda mensal de cerca de 1.100 alunos, seja por estágios curriculares ou eletivos (opcional) de nível superior, ensino técnico, visitas acadêmicas, ou por meio do programa do governo estadual, denominado Classe Hospitalar, regulamentado, por meio de acordo de cooperação técnica, com as nove instituições públicas e privadas que utilizam 26 cenários de prática na área hospitalar da Santa Casa”, informou a coordenadora Lindinalva Brasil.

Pós-Graduação

A Fundação Santa Casa atualmente oferece, em nível de pós-graduação, os programas de Residências Multiprofissional (Coremu) e Médica (Coreme). O programa de residência médica tem duração de dois a três anos, e envolve 12 áreas: pediatria, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, radiologia, neonatologia, nefrologia pediátrica, anestesiologia, hepatologia, medicina intensiva adulto e medicina intensiva pediátrica.

A Residência Multiprofissional (Coremu), da Santa Casa, que é mais recente, oferece residências em torno de dois anos para profissionais formados em fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia , psicologia, serviço social e nutrição.

Novo Espaço

Até o final deste mês será entregue, pelo governo do estado, o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Fundação Santa Casa, que vai funcionar em uma área em torno de 2.135 metros quadrados, incluindo a área externa de convivência. Seu acesso será pela antiga escadaria da Avenida Generalíssimo Deodoro, esquina com a rua Oliveira Belo, no bairro do Umarizal. 

O novo espaço engloba auditório, com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística. Externamente foram mantidas as características com todos os traços arquitetônicos do século passado. E internamente foram feitas mudanças tornando-o mais moderno e atendendo às normas vigentes.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?